Home / Politica / Jornadas Parlamentares: CDS-PP insiste na necessidade de Região ter um avião mini cargueiro
Jornadas Parlamentares: CDS-PP insiste na necessidade de Região ter um avião mini cargueiro

Jornadas Parlamentares: CDS-PP insiste na necessidade de Região ter um avião mini cargueiro

O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, insiste na necessidade de a Região adquirir um avião mini cargueiro para facilitar as trocas comerciais inter-ilhas e para permitir uma alavancagem nas exportações dos bons produtos açorianos, em particular, das ilhas que não têm ligações diretas ao exterior do arquipélago.

No final das XII Jornadas Parlamentares dos populares açorianos, na ilha das Fores, depois de reunir com várias entidades e personalidades e de visitar a fábrica de lacticínios da Cooperativa Ocidental, Artur Lima frisou que as indústrias e as empresas das ilhas, particularmente, das ilhas mais periféricas, “não podem estar reféns da capacidade de transporte da SATA”.

“Continuamos a analisar a economia dos Açores e a base da nossa economia é a agricultura. Por isso, é preciso apoiar este setor com determinação e empenho. É preciso apoiar a exportação de produtos das Flores para o exterior. A ilha tem capacidade de produção. Se houvessem melhores transportes, mais estes produtores produziriam. Temos que ter um sistema de transporte eficaz que permita que os produtos com prazos de validade mais pequenos sejam exportados no próprio dia. Não podemos estar à vez, porque a SATA diz que se tem peixe para levar, não leva iogurtes; e se leva iogurtes, não leve o peixe. A economia dos Açores, quer a agricultura, quer as pescas, não podem ser à vez”, afirmou.

Assim, para o Líder Parlamentar popular os Açores precisam “ter capacidade de exportação”, pelo  que o CDS-PP, insiste na necessidade de se fazer “um pequeno investimento para a Região, mas que seria  um grande passo para o desenvolvimento económico das ilhas pequenas, que era a aquisição do avião mini cargueiro que o CDS há muito defende, a um preço muito competitivo, muito mais barato para exportar do que pelos meios tradicionais e que garantiria maior celeridade no transporte, nomeadamente de produtos perecíveis”.

Por outro lado, acrescentou, Artur Lima, “registamos a evolução extraordinária que a Cooperativa Ocidental tem realizado, na produção e diversificação de produtos, transformando o leite em excelentes produtos de valor acrescentado, como o queijo, a manteiga ou iogurtes, mas precisa ter uma atenção especial do Governo Regional, porque, para além da Cooperativa estar a ultrapassar um momento delicado em termos financeiros, precisa de apoios para a renovação do seu parque de máquinas, sob pena de ter que parar de laborar de um dia para o outro, o que seria dramático para a economia das Flores”.

Neste sentido, os Deputados Regionais do CDS-PP defendem que, “à semelhança do que tem sido feito com outras indústrias do setor, o Governo Regional deve apoiar esta Cooperativa, caso contrário, se a fábrica parar, só se poderão assacar responsabilidades ao Governo por falta de apoio”.

GI CDS-PP Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top