Home / Açores / José Ávila satisfeito com aprovação de relatório sobre sector dos lacticínios dos Açores
José Ávila satisfeito com aprovação de relatório sobre sector dos lacticínios dos Açores

José Ávila satisfeito com aprovação de relatório sobre sector dos lacticínios dos Açores

A Comissão Permanente de Economia aprovou esta quarta-feira o relatório “Situação Atual e Perspetivas Futuras sobre as Cooperativas de Lacticínios dos Açores”.

José Ávila, coordenador do grupo de trabalho que elaborou este trabalho, manifestou-se satisfeito com os resultados, explicando que “foi feita uma análise exaustiva do setor de laticínios”.

O deputado socialista frisou que o relatório consistiu “numa análise de dados e numa audição alargada das cooperativas sobre as suas perspetivas futuras”, mas também de uma análise das “situações atuais que apresentam nalguns casos dificuldades”.

De acordo com José Ávila, as situações mais focadas tiveram a ver com o apoio técnico na área da gestão, na área da comercialização, mas também na área da produção”. O deputado socialista adiantou que o grupo de trabalho identificou “outras questões de ordem prática que provocaram preocupações” como, por exemplo, o “excessivo gasto em energia de algumas cooperativas”.

O deputado socialista considerou que “seria proveitoso fazer um estudo mais alargado” de maneira a que as “cooperativas pudessem juntar as suas experiências e conseguir projetar o futuro em conjunto, com benefícios económicos para a Região”.

“Os nossos produtos lácteos são únicos, são Açorianos, têm uma marca própria que importa divulgar e salvaguardar; quando forem criados esses pressupostos, o setor cooperativo ficará melhor”, salientou José Ávila.

“Nós elaborámos uma bateria de conclusões que estão em análise na Comissão de Economia e que irão subir ao plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores em Setembro, para discussão e eventuais tomadas de medidas”, adiantou José Ávila.

PS Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top