José Manuel Bolieiro indigitado como novo presidente do Governo Regional

O representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, indigitou, este sábado, José Manuel Bolieiro como o novo presidente do executivo regional.

“Decidi indigitar o Dr. José Manuel Bolieiro como o novo presidente do próximo Governo Regional”, afirmou Pedro Catarino.

Segundo o Representante da Repúbluca esta decisão foi tomada depois de ter “concluído o processo de audências, em que os oito partidos foram ouvidos com toda a atenção e responderam com clareza e sinceridade às perguntas colocadas” e no qual “ficou claro que o PS, não obstante ter obtido nestas eleições o maior número de votos e de mandatos, não apresentou nenhuma coligação de governo, também não celebrou com outros partidos acordos escritos de incidencia parlamentar capazes de alargar a sua base de apoio para além dos seus próprios 25 deputados”.

Enquanto “o PSD formou com o CDS-PP e o PPM uma coligação de governo assente num acordo político escrito válido para os quatro anos da legislatura que agora se inicia e que garante à assunção governativa apresentada o apoio permanente  de 26 deputados”, em que “os três partidos políticos que integram esta coligação mostraram-se igualmente confiantes na solidez do acordo que firmaram”. “Para além disso, esta coligação de governo liderada pelo PSD obteve de outros partidos –  a Iniciativa Liberal e o Chega – o compromisso escrito de um apoio parlamentar estável para o período da legislatura”, acrescentou.

Pedro Catarino terminou este sábado a audição aos partidos que elegeram deputados à Assembleia Legislativa açoriana.

AO/RL Açores

Deixe uma resposta