Home / Açores / José Medeiros Ferreira foi um dos “grandes Açorianos que nunca esqueceu os Açores”, salienta Presidente do Governo
José Medeiros Ferreira foi um dos “grandes Açorianos que nunca esqueceu os Açores”, salienta Presidente do Governo

José Medeiros Ferreira foi um dos “grandes Açorianos que nunca esqueceu os Açores”, salienta Presidente do Governo

O Presidente do Governo Regional manifestou o “sentimento de enorme perda” que representa o falecimento do Professor José Medeiros Ferreira, um dos “grandes Açorianos que nunca esqueceu os Açores” na sua ação pessoal, política e académica.

“Eu gostaria de salientar a forma como os Açores estiveram sempre presentes na vida do Professor José Medeiros Ferreira, desde logo, do ponto de vista pessoal, com a sua grande paixão pelas nossas ilhas e pelo grau de compromisso que ele tinha com a sociedade açoriana”, afirmou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo recordou que José Medeiros Ferreira foi um dos fundadores do Fórum Açoriano e que, ao nível académico, sempre pensou o papel que os Açores desempenharam e que continuam a desempenhar na atualidade.

Ao nível político, Vasco Cordeiro realçou que o antigo deputado à Assembleia da República, entre 1995 e 2005, esteve ligado a medidas fundamentais para o reforço da Autonomia, como a Lei de Finanças das Regiões Autónomas e duas revisões da Constituição, que “marcam de forma muito substantiva a evolução das Autonomias Regionais”.

O Presidente do Governo destacou ainda o papel que José Medeiros Ferreira desempenhou como o Ministro dos Negócios Estrangeiros que solicitou a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia, as suas funções como deputado ao Parlamento Europeu e, antes disso, o seu contributo para a democracia e a luta contra a ditadura.

“Por todas estas vertentes, pode ser considerado como um dos grandes Açorianos dos tempos recentes, que se afirmou pela sua inteligência, pelo seu percurso académico e político, e que nunca esqueceu os Açores”, frisou o Presidente do Governo.

Depois de endereçar os pêsames à família, Vasco Cordeiro recordou ainda a sagacidade, ironia e sentido de humor de José Medeiros Ferreira, características que “sempre colocava nas diversas vertentes do seu percurso político e académico”.

RL/GaCs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top