Jovens jorgenses juntam-se e formam banda

São Jorge é uma ilha pequena, mas transborda de talento. Exemplo disso são os jovens que fazem parte da banda 5 por cento, um novo projeto que se iniciou em Dezembro do ano passado, mas que só no início deste verão ganhou asas. É que, como eles referem, “nós somos o oposto da formiga, trabalhamos de Inverno para gozar no Verão”.

 António Lemos, Duarte Silveira, Roberto Oliveira, André Ataíde, Marcelo Maciel e Ainem Barbosa são “cinco no meio de muitos, porque felizmente esta ilha está repleta de bons artistas”. Mas não querem ser mais uma banda, querem ser uma banda que marque a diferença. O seu repertório é bastante variado “desde kizomba a rap” e tentam tocar um pouco de tudo de modo a agradar não só à sua audiência, como a eles próprios já que todos têm estilos bem diversificados.

 É talvez esta diversidade de estilos que faz as atuações do grupo abrangerem um leque alargado de escolhas musicais. “Gera-se uma discussão saudável sobre que músicas devemos tocar, mas há sempre consenso no final”, afirma Marcelo, elemento criador dos 5porcento.

 Marcelo Maciel, além dos 5 porcento, tem outros projetos, nomeadamente a solo e com outro elemento da banda, o rapper Ainem/Pulla. Os dois confessaram só se ter conhecido através do trabalho de cada um. Ainem, por incentivo de amigos, propôs a Marcelo uma união de esforços com o objetivo de criar algo novo e o músico aceitou de imediato esta sugestão: “Quando se trata de música, estou sempre recetivo a novos desafios”. A verdade é que parece ter resultado, visto que desde essa altura que estão juntos profissionalmente e é algo que no ver de ambos é para durar.

 Ouça a entrevista da RL Açores a estes dois jovens inserida no programa “À Volta da Ilha”.

Catarina Ávila/RL Açores

Deixe uma resposta