“Juntos somos melhores! – Voluntariado USISJ” – Unidade de Saúde da ilha de S.Jorge quer criar um Banco de Voluntariado

A Unidade de Saúde da ilha de São Jorge pretende criar um Banco de Voluntariado nos Centros de Saúde de Velas e Calheta.

De acordo com um comunicado da Unidade de Saúde de Ilha enviado à nossa redação, a ideia reveste-se da máxima importância, uma vez que o voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral.

Segundo a USI S.Jorge, o Voluntariado tem vindo a contribuir para uma melhoria no desempenho das tarefas que são consignadas aos agentes de saúde. No seu esforço diário os voluntários procuram minorar os efeitos negativos de hospitalização, humanizando os contatos, apoiando os doentes.

Sendo assim, a ideia é que quem deseje ser Voluntário na Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge esteja disposto a oferecer graciosamente o seu tempo disponível, a sua capacidade pessoal e profissional, o seu bom contato humano e a sua vontade, ajudando ao bem-estar dos utentes, auxiliando/informando o utente dentro das instalações dos Centros de Saúde, visitas aos utentes internados e acompanhamento do utente mais fragilizado em deslocações aos Hospitais da Região.

De acordo com o comunicado em causa, a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge considera que é preciso ter em conta que os Centros de Saúde não são apenas locais de dor, devendo ser também locais de Solidariedade e de Respeito pela dignidade humana, sendo esta a tarefa principal que os voluntários se propõem a cumprir.

Assim, para que esta ideia possa avançar, a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge procura pessoas que tenham sentido de responsabilidade; que sintam preocupação e interesse pelo seu semelhante; possuam disponibilidade interior e abertura para os outros; respeitem a intimidade e as convicções do utente; e ofereçam apenas tempo que tenham a certeza que podem dar (não se comprometendo com disponibilidade que não têm garantia de cumprir);

A Unidade de Saúde de Ilha apela aos interessados em pertencer ao Banco de Voluntariado que para mais informações sobre esta iniciativa contactem o Gabinete do Utente nos Centros de Saúde de Velas e Calheta.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores/USISJ

Imagem: ©Direitos Reservados

Deixe uma resposta