Home / Destaque / Km 0 no Norte Pequeno vai continuar a crescer em todos os sentidos
Km 0 no Norte Pequeno vai continuar a crescer em todos os sentidos

Km 0 no Norte Pequeno vai continuar a crescer em todos os sentidos

O Km 0 é uma rede de percursos pedestres circular, que tem início e final no centro da Freguesia do Norte Pequeno, passando por todas as fajãs desta freguesia, nomeadamente a fajã do Mero, Fáias, Fonduras, Penedia, Pontas e fajã da Neca. É também “uma forma de turismo de sustentável” e de “turismo de natureza”, como referiu Adroaldo Mendonça, Presidente da Junta de Freguesia.

Em entrevista recente à RL Açores, Adroaldo Mendonça explicou que a freguesia já tinha um trilho classificado, o trilho do Mero, e contava também já com outros trilhos, sendo que a Junta de Freguesia “criou mais dois, o trilho das Fonduras e Faias” e vai criar em breve o trilho da Neca, aumentando assim o circuito para, aproximadamente, 21km.

O Presidente da Junta disse mesmo que “o Km 0 está a ser um sucesso”, tendo recebido na freguesia muitos turistas e mesmo operadores turísticos interessados que vão promovendo este produto inovador.

“Temos pessoas que nos têm visitado de agências turísticas do estrangeiro, guias até da Madeira, de São Miguel e até mesmo do Pico”, sendo que assim “o turismo chega a São Miguel e já sabem que o Km 0 existe e que é um produto bom”, frisou Adroaldo Mendonça.

O mesmo acontece quando chegam ao Pico, já estando “a circular aqui muito os grupos no Km 0 e isso está a ser importante”.

“Classificar o km 0 como um produto regional na rede regional de trilhos” é o próximo passo a dar, referiu o presidente da Junta, acrescentando que já estão em conversações com o Secretário Regional do Turismo e Transportes para que tal aconteça.

A intenção é que com esta candidatura o Km 0 “fique inserido nos panfletos da ART (Associação Regional de Turismo) e na Rede Regional de Trilhos”, sendo que isto irá trazer mais publicidade e por consequência mais turistas.

Adroaldo Mendonça referiu que ainda mais há a fazer e que é necessário melhorar sempre mas mostrou-se muito satisfeito com esta rede de trilhos inovadora criada na freguesia do Norte Pequeno.

De salientar que todos os percursos estão devidamente assinalados e que em cada poste de sinalização existe um código, designado por qrcode, em que as pessoas que realizam o percurso conseguem apenas com um smartphone aceder diretamente a uma página que lhes dará toda a informação sobre o km 0.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top