Laboratórios de análises nas ilhas sem hospital vão mesmo fechar no horário de prevenção

O Secretário Regional da Saúde disse esta segunda-feira que os laboratórios de análises nas ilhas sem hospital vão mesmo fechar depois das 16h, estando a decorrer um período de transição para os médicos testarem os novos equipamentos.

Luís Cabral confirmou a intenção de avançar com esta medida nas seis ilhas que não têm hospital durante uma reunião do Governo dos Açores com o Conselho de Ilha da Graciosa.

Esta medida de encerramento dos laboratórios de análises dos centros de saúde tem gerado vários protestos e grande apreensão por parte de autoridades locais e médicos.

O Secretário Regional da Saúde disse que está a decorrer um período de transição em que estão a ser usados em simultâneo os laboratórios e os equipamentos “point of care” e que com esta dupla análise, os profissionais de saúde poderão “certificar per si” a fiabilidade do “point of care”, disse Luís Cabral.

O detentor da pasta da Saúde revelou ainda que na sequência de uma reunião recente com o Conselho de Ilha de São Jorge, em que estiveram presentes os médicos dos centros de saúde das Velas e da Calheta, foi solicitado ao fornecedor dos “point of care” a inclusão de um parâmetro de análise que os clínicos consideraram ser importante.

Depois de ser adicionado esse parâmetro, e deste “período experimental”, a medida será mesmo implementada, assegurou Luís Cabral.

Deixe uma resposta