Home / Açores / Ligação da Ciência às empresas “é uma prioridade” do Governo dos Açores
Ligação da Ciência às empresas “é uma prioridade” do Governo dos Açores

Ligação da Ciência às empresas “é uma prioridade” do Governo dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia frisou hoje, em Ponta Delgada, à margem da sessão pública de apresentação da Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3), que a ligação da Ciência ao meio empresarial é “uma prioridade”, consagrada no Programa do Governo dos Açores. 

“Nós temos duas linhas de financiamento separadas, no chamado Eixo 1 do Programa Operacional, e o que está em discussão hoje é a mais concentrada, precisamente, na ligação científica ao meio empresarial e económico”, afirmou.

Fausto Brito e Abreu alertou, contudo, para a necessidade de manter “uma visão equilibrada”, pois “porque muitas vezes na investigação não aplicada descobrem-se – por vezes acidentalmente, por vezes não -, soluções muito importantes com enormes aplicações e enormes impactos económicos”.

Para o desenvolvimento da RIS3 Açores, foram consideradas a três áreas prioritárias pelo seu potencial de diferenciação face ao exterior, a existência de massa crítica, ou as ligações externas existentes –  ‘Agricultura, Pecuária e Agroindústria’, ‘Pescas e Mar’, e ‘Turismo’ – tendo “o ambiente como base transversal”.

Foram ainda consideradas outras áreas e centros de competência em que a Região apresenta elementos diferenciadores à escala internacional, como a biotecnologia, a vulcanologia e riscos geológicos, as energias, ou a monitorização espacial, permitindo o enriquecimento da estratégia e dos subsequentes projetos-piloto já propostos.

Na participada sessão de apresentação da RIS3 Açores que decorreu no Anfiteatro C do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, com ligação por videoconferência aos polos de Angra do Heroísmo e Horta, o Secretário Regional apelou ao envio de contributos, tendo em vista a melhoria e enriquecimento da proposta.

“O documento ainda está em aberto e vamos contemplar todos os contributos” na proposta final a remeter ao Estado Membro e que será enviada até ao dia 31 de julho para a Comissão Europeia, garantiu Fausto Brito e Abreu.

A proposta da RIS3 Açores está disponível até ao próximo dia 28 de julho para consulta em http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srmct/docDiscussao/Estrategia_de_Investigacao_e_Inovacao_para_a_Especializacao_Inteligente.htm e os pareceres podem ser enviados através do endereço de correio eletrónico ris3@azores.gov.pt.

A Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente da Região será materializada através do apoio às atividades de investigação e de inovação e sustentará a decisão dos investimentos estruturais europeus, como parte da contribuição da Política de Coesão para os objetivos da estratégia Europa 2020.

RL/Gacs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top