Home / Saude / Luís Cabral entrega nova viatura de salvamento ao corpo de bombeiros da ilha das Flores
Luís Cabral entrega nova viatura de salvamento ao corpo de bombeiros da ilha das Flores

Luís Cabral entrega nova viatura de salvamento ao corpo de bombeiros da ilha das Flores

O Secretário Regional da Saúde entregou esta quinta–feira à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores uma Moto 4 equipada com atrelado de salvamento, uma iniciativa integrada no objetivo do Governo dos Açores de preparar os corpos de bombeiros para uma resposta mais adequada, tendo em conta as diferentes caraterísticas orográficas de cada ilha.

Luís Cabral, que falava à margem da cerimónia, destacou a importância deste veículo de socorro, salientando que se trata de “um meio técnico com caraterísticas especiais, que vai permitir o acesso a locais considerados não praticáveis pelos veículos convencionais de socorro”.

O titular da pasta da Proteção Civil frisou que a Moto 4 agora entregue nas Flores surge no seguimento da estratégia de proximidade aos corpos de bombeiros, visando também a sua adequação técnica aos novos desafios operacionais que têm surgido na Região.

“Há semelhança do que aconteceu em dezembro de 2015, com a entrega de um meio semelhante ao corpo de bombeiros da Calheta, em São Jorge, considerou-se apropriado disponibilizar uma Moto 4 de salvamento também aos bombeiros da ilha das Flores, tendo em conta as caraterísticas geográficas da ilha e a cada vez maior procura turística”, afirmou Luís Cabral.

Esta viatura especial de socorro, segundo o Secretário Regional, tem como objetivo a “projeção de uma equipa de socorro diferenciada em locais de difícil acesso, garantido uma rápida e eficaz abordagem primária à vítima”, bem como capacitar a equipa de socorro para uma extração e transporte em condições de segurança, mantendo, em simultâneo, o socorro à vítima.

Nesse sentido, Luís Cabral salientou que a viatura de socorro entregue anteriormente aos bombeiros da Calheta “já se mostrou uma mais-valia na ilha de São Jorge”.

“Estamos, assim, a preparar os corpos de bombeiros dos Açores para uma resposta mais adequada, mais facilitada e, acima de tudo, mais rápida às diversas situações de emergência que possam surgir, promovendo, desta forma, a segurança dos Açorianos e daqueles que nos visitam, que é a nossa prioridade”, frisou Luís Cabral.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top