Home / Destaque / Luís Silveira destaca importância da Semana Cultural das Velas
Luís Silveira destaca importância da Semana Cultural das Velas

Luís Silveira destaca importância da Semana Cultural das Velas

A XXVII Semana Cultural das Velas teve início esta quinta-feira e, segundo Luís Silveira, presidente do município, vai ser uma festa que “irá deixar saudades” após a sua organização, sendo esta uma festa que demostra “o ser velense”. O autarca falava na abertura oficial que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Saúdo todos os velenses e todos os quantos nos visitam, certo que estes dias serão recordados com gosto e na memória ficarão momentos que se guardam para sempre”, frisou o autarca.

De acordo com Luís Silveira as festas da Semana Cultural “apresentam o modo como os velenses criam e recriam relações de amizade, revelam o gosto pela sua terra”, destacando ainda a hospitalidade do povo de São Jorge.

Apesar do discurso festivo, o autarca não esqueceu as dificuldades que se fazem sentir ressalvando que “a conjuntura atual acaba por nos dar uma responsabilidade acrescida na organização de tão importante evento cultural, social e económico”.

Luís Silveira destacou o papel da organização do evento, uma vez que tentaram “dentro dos parcos recursos disponíveis estruturar um programa que dignificasse a Semana Cultural das Velas, o nosso concelho e a nossa ilha, dando primazia aos grupos e bandas locais, mas também trazendo até cá artistas de renome nacional” que, de acordo com o presidente da autarquia “contribuirão certamente para o sucesso” da festa.

No seu discurso de abertura oficial das festas, Luís Silveira voltou a mencionar o facto de ter sido cedido a título gratuito os espaços às instituições do concelho, voltando também a mencionar a reativação da marcha oficial, que “este ano se apresenta com uma reciclagem daquilo que foram as suas antecessoras”.

O autarca recordou também o importante apoio de todos os patrocinadores bem como do Governo Regional que esteve representado na cerimónia de abertura oficial da Semana Cultural pelo Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga.

Na sua intervenção, Vítor Fraga referiu que “a Semana Cultural das Velas, a este nível do turismo cultural, é uma das nossas mais-valias”, manifestando, por isso, a “firme convicção de que deve ser utilizada para promover a ilha de São Jorge, em particular, e os Açores, de uma forma global, junto dos principais mercados emissores, à semelhança de todos os outros festivais de renome” que se realizam no arquipélago.

“Tenho a certeza de que todos concordarão comigo se disser que a valorização e qualificação da oferta turística nos Açores é algo de fundamental para todos nós”, afirmou, lembrando que, ao longo dos seus 27 anos de existência, este evento tem-se constituído como um programa apelativo, não só para o turismo interno, como também para o turismo externo.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top