Home / Destaque / Luís Silveira satisfeito com bons resultados da autarquia no Anuário Financeiro dos Municípios (c/áudio)
Luís Silveira satisfeito com bons resultados da autarquia no Anuário Financeiro dos Municípios (c/áudio)

Luís Silveira satisfeito com bons resultados da autarquia no Anuário Financeiro dos Municípios (c/áudio)

O anuário financeiro dos Municípios portugueses é um documento elaborado pela ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e pelo Tribunal de Contas e que evidencia os estados dos municípios portugueses nos mais diversos parâmetros. No caso do Município das Velas há vários parâmetros em que a autarquia se destaca quer a nível regional, quer a nível nacional.

Orçamentos reais, as maiores taxas de execução orçamental dos últimos 12 anos, maior evolução no índice de independência financeira e melhor prazo médio de pagamento a fornecedores, são alguns dos indicadores que caracterizam, atualmente, a Câmara Municipal das Velas, a única na região cujo executivo é de maioria CDS-PP.

Em entrevista recente à RL Açores, Luís Silveira explica aquilo que foi feito para obter estes resultados.

Renegociações que permitiram ao Município reduzir na despesa cerca de meio milhão de euros, segundo Luís Silveira.

Luís Silveira frisou que a Câmara ainda tem uma grande divida fruto da gestão dos antigos executivos do PSD e PS, mas destacou o facto de agora o Município ter contas mais equilibradas e conseguir, por exemplo, pagar aos fornecedores num prazo de 24 horas, algo que quando comparado com os prazos de pagamento dos anteriores executivos é um dado muito importante, de acordo como autarca.

Este bom estado financeiro da autarquia permite ainda que esta se consiga candidatar ao novo quadro comunitário, o 2020, de maneira a trazer mais investimento para o concelho, como destacou o autarca velense, que garantiu que o executivo camarário irá continuar a trabalhar diariamente para que a situação do município das velas melhore ainda mais.

Luís Silveira realçou ainda a opção que foi tomada de apresentar aos eleitos locais e à população do Concelho orçamentos sem empolamentos.

Para o ano de 2016 a Câmara Muicipal das Velas tem um orçamento de cerca de 6 milhões e 700 mil euros, dos quais a despesa corrente corresponde a 3,8 milhões de € e de capital de 2,8 milhões.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top