DestaqueEventosLocal

Mais um ano de casa cheia para ouvir Cantar os Reis – tradição mantém-se viva no concelho das Velas (c/áudio)

Por mais um ano a tradição cumpriu-se e, em Dia de Reis, o Auditório Municipal das Velas encheu-se de gente de todo o concelho para ouvir “Cantar os Reis”. Os Grupos vieram de quase todas as freguesias do concelho e trouxeram grandes momentos musicais ao longo de cerca de duas horas na noite desta segunda-feira.

A fazer as honras da casa, Luís Silveira, o presidente da autarquia velense, elogiou todos aqueles que anualmente saem do conforto das suas casas para manter viva esta tradição de cantar os Reis.

Ao longo da noite foram seis os grupos que subiram ao palco do Auditório Municipal, vestidos a rigor e trazendo votos de boas festas e um feliz ano novo a toda a plateia. Grupo de Reis do Agrupamento de Escuteiros 771 e 847 de Velas e Santo Amaro, Grupo de Reis da Junta de Freguesia do Norte Grande, do Grupo Etnográfico da Beira, o Grupo de Reis da Casa do Povo das Manadas, do Folclore dos Rosais e os de Reis do Grupo Coral e Juvenil das Manadas foram, assim, os grupos que atuaram no palco do Auditório Municipal das Velas nesta noite de seis de janeiro, Dia de Reis.

Este é um evento organizado anualmente pela Câmara Municipal e pela Associação Cultural das Velas.

De salientar que ao longo de vários dias, a maior parte destes grupos tem por tradição percorrer as casas das respetivas freguesias a desejar um feliz ano novo, entrando e cantando, sendo que, por norma, quem recebe estes grupos em sua casa acaba por brindá-los, seja com as iguarias da época, seja também com alguma ajuda monetária às instituições que são a base destes Tradicionais Grupos de Reis.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Comment here