Home / Destaque / “Mar de gente” no sábado da Semana Cultural das Velas para ver passar as marchas populares (c/áudio)
“Mar de gente” no sábado da Semana Cultural das Velas para ver passar as marchas populares (c/áudio)

“Mar de gente” no sábado da Semana Cultural das Velas para ver passar as marchas populares (c/áudio)

O quarto dia de festa, o sábado da Semana Cultural, começou no mar, com a chegada da Regata Horta-Velas-Horta, organizada pelo Clube Naval da Horta, mas já a fazer parte do programa desta festa há largos anos.

Ainda no mar, na Baía das Velas, e com as condições atmosféricas a contribuir e muito realizou-se a 4ª prova pontuável para o Campeonato regional de Jet Ski, organizada pelo São Jorge Automóvel Clube na sua vertente de náutica.

Do mar para terra, a noite foi de marchas. Com oito marchas de São Jorge, Terceira e Pico, este foi mesmo considerado pela organização o ponto alto da festa, como destacou a Vereadora do Município Velense, com o pelouro da cultura, Janete Fonseca.

Num festival de cor, letras e coreografias aprumadas, de São Jorge desfilaram 5 marchas, a marcha “Terreiros a Cantar, Manadas a Bailar”, a marcha “Urzelina Meu Pomar”, “Pescadores de Sonhos” era a marcha da EBS das Velas, a marcha oficial do Festival de Julho de 2016 e a encerrar a marcha oficial da 30ªSemana Cultural das Velas.

Ainda antes do desfile da marcha oficial da Semana Cultural, Janete Fonseca evidenciou as principais características.

Já de fora da ilha, foram duas marchas da Terceira, “A Nossa Marcha” e a já habitual presença na Semana Cultural da Marcha do Havana, este ano com o título “São João até a barraca abana”.

Do Pico veio a marcha da EBS das Lajes.

Por entre a multidão lá foram bailando e cantando as oito marchas que compuseram este desfile que fazem do sábado da Semana Cultural das Velas um dos dias com maior afluência.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©Mark Marques | Info-Fajãs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top