Home / Destaque / Maria Raulino, Governanta Paroquial, é homenageada com carta do Papa Francisco nos seus 90 anos (c/áudio)
Maria Raulino, Governanta Paroquial, é homenageada com carta do Papa Francisco nos seus 90 anos (c/áudio)

Maria Raulino, Governanta Paroquial, é homenageada com carta do Papa Francisco nos seus 90 anos (c/áudio)

Em São Jorge, uma senhora de 90 anos que foi durante 45 anos Governanta Paroquial recebeu uma carta de homenagem do Papa Francisco. Maria dos Santos Raulino celebrou esta quarta-feira 90 anos e a cerimónia em sua homenagem decorreu na Capela da Casa de Repouso João Inácio de Sousa.

A homenagem chegou numa carta assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Papa, e vem homenagear Maria dos Santos Raulino, pela ocasião dos seus 90 anos e ainda por 45 anos como Governanta Paroquial.

Na carta pode ler-se “o Papa Francisco deseja fazer-lhe chegar cordiais felicitações associando-Se à sua ação de graças pelos frutuosos anos de vida que Deus lhe concedeu”.

Ao longo destes 45 anos a governanta acompanhou o Padre Manuel Silveira, antigo pároco da Matriz das Velas. Hoje, devido à idade já não desempenha esse papel, mas o Padre Silveira não lhe poupa elogios.

Um percurso de vida que começou no Pico, de onde é natural Maria Raulino, estabelecendo-se mais tarde aqui na ilha de São Jorge em conjunto com a sua mãe que acabou por falecer e onde reside até hoje com o Padre Silveira.

Ao longo da sua vida serviçal, a governanta nunca perdeu o gosto pela poesia, sendo que esta quarta-feira, no dia do seu aniversário, após uma cerimónia em sua homenagem, foram declamados vários poemas de que sempre gostou e que chegou mesmo a decorar ao longo da vida.

No final, a governanta estava emocionada, quase sem forças para falar, mas muito feliz.

Uma vida dedicada ao serviço paroquial da qual Maria Raulino afirma não se arrepender, sentindo-se ainda realizada o que lhe valeu agora uma homenagem do Papa Francisco.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top