Home / Açores / MiratecArts procura “bonecas de trapos” da ilha do Pico
MiratecArts procura “bonecas de trapos” da ilha do Pico

MiratecArts procura “bonecas de trapos” da ilha do Pico

No decorrer do Visitarte – o festival de artes em casas rurais, a acontecer esta semana em São Roque do Pico, a Capital do Turismo Rural, a associação MiratecArts apresenta arte e artistas da ilha montanha nas mais paradisíacas casas do concelho.

Na noite dedicada a Santo Amaro, a freguesia menos populosa da ilha, e que de acordo com Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, é “de certeza a que tem mais criativos artísticos per capita”, a conversa foi dominada pela “boneca de trapos” apresentada pelas gémeas Alzira e Conceição Neves.

“Marta 1939 é uma boneca muito especial” diz Conceição Neves na Adega da Varanda Alta. A boneca de trapos já venceu três prémios de referência e continua a deliciar milhares de pessoas que todos os anos visitam a Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro.

Assim, entre os sons do cagarro, na rua, e os toques calorosos dos instrumentos de cordas de Zilda Machado, Manuel Amaro Eduardo, José Leonardo e Mónica Goulart, o convívio aqueceu e alastrou-se pela noite dentro com partilhas de histórias, canções e ideias. Terry Costa partilhou que o festival de artes internacional, Azores Fringe, vai acolher a Boneca de Ataúro. A ideia de coletar “bonecas de trapo” da ilha do Pico para exposição em junho surgiu desta conversa. “Assim, a boneca de trapos do Pico poderia conviver com a boneca da ilha de Ataúro e, por que não, ser motor de incentivo à recuperação de algo tradicional” sugere Costa.

Boneca de Ataúro é um projeto que envolve mais de 60 mulheres no fabrico de bonecas de pano, “bonecas de trapo”, que se tornaram símbolo da ilha de Ataúro, em Timor. “Por que não investigar e desenvolver um pouco mais a nossa boneca de trapos?” questiona Terry Costa. “Parece ser algo difícil de encontrar hoje em dia, por isso estamos a desafiar o povo do Pico a partilhar connosco as suas bonecas de trapos, nesta a quinta edição do Fringe.” Podem contactar a associação MiratecArts através do telefone 963 639 996 ou info@mirateca.com email.

Visitarte continua na Capital do Turismo Rural até 4 de maio, encerrando na freguesia da Prainha, nas Adegas do Pico.

MiratecArts/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top