Home / Destaque / Município da Calheta candidata Fajã dos Cubres e Fajã de São João às 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias
Município da Calheta candidata Fajã dos Cubres e Fajã de São João às 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias

Município da Calheta candidata Fajã dos Cubres e Fajã de São João às 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias

A Câmara Municipal da Calheta concorreu entre sete categorias a duas delas no concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, nomeadamente à categoria Aldeias de Mar e Aldeias Remotas.

No caso das Aldeias de Mar, a autarquia candidatou a Fajã dos Cubres, sendo que esta categoria destina-se aldeias localizadas ao longo da costa e cuja identidade reflete a atividade económica dominante ligada às artes da pesca ou ao lazer proporcionado pela sua proximidade às praias.

Quanto às Aldeias Remotas, a Fajã de São João foi a fajã escolhida pelo Município, numa categoria que diz respeito às aldeias inseridas em espaço natural montanhoso e nos arquipélagos marítimos e/ou cuja distância para outros aglomerados populacionais seja considerável, de forma a que as suas características estejam influenciadas precisamente pelo facto de obrigarem a modos de vida de isolamento.

As 7 Maravilhas são um dos maiores ícones de promoção turística nacional. A marca 7 Maravilhas “dá às regiões, às cidades, aos produtores locais e a promotores turísticos, as bases de promoção para explorar a longo prazo, por exemplo com a criação de roteiros”.

As candidaturas encerraram a 14 de março. De 21 a 31 de março o Painel de 49 Especialistas, 7 de cada uma das 7 regiões, vota na lista longa de candidatas para escolher as 49 pré-finalistas.

As 49 pré-finalistas são reveladas a 7 de abril, após validação do Conselho Científico, e começa a fase de promoção e campanha de votação dos promotores das candidaturas.

A votação é feita apenas por chamada telefónica, de segunda a domingo a partir de 3 de julho. Todos os domingos, durante 7 semanas, a RTP vai transmitir uma Gala dedicada a cada uma das 7 categorias.

A primeira Gala tem lugar a 9 de julho.

Cada categoria está a votação apenas uma semana, entre 3 de julho e 20 de agosto, apurando todos os domingos duas finalistas de cada categoria.

A lista final de 14 finalistas fica assim fechada na última Gala, a 20 de agosto. Seguem-se duas semanas de votação nas 14 finalistas.

A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias tem lugar a 3 de setembro, sendo que são aqui reveladas as 7 vencedoras, as 7 aldeias mais votadas, uma por categoria.

Para alem das duas categorias a que o Município da Calheta concorreu, Aldeias de Mar e Aldeias Remotas, há também as Aldeia Monumento, as Aldeias Ribeirinhas, Aldeias Rurais, Aldeias Autênticas e as Aldeias em Áreas Protegidas.

7Maravilhas de Portugal/CM Calheta/RL Açores

Fotografias: ©CM Calheta

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top