DestaqueLocal

Município das Velas já começou a avaliar prejuízos da passagem do Lorenzo – Edifício Sol e Conduta de abastecimento de água no Norte Grande são danos mais avultados (c/áudio)

Já foram feitos os relatórios dos estragos causados pela passagem do Furacão Lorenzo pela ilha de São Jorge, em particular pelo concelho das Velas. De acordo com Luís Silveira, o presidente da autarquia velense, os maiores danos, a nível de infraestruturas públicas, verificaram-se, essencialmente, na freguesia do Norte Grande com a danificação de uma conduta de abastecimento de água, e no Edifício Sol, na freguesia dos Rosais.

No que diz respeito à conduta de abastecimento de água, no Norte Grande, Luís Silveira, frisou que está provisoriamente reparada, mas que na próxima semana, a mesma terá o seu arranjo definitivo.

Já no que concerne ao Edifício Sol, já estão quantificados os prejuízos, sendo que será o Município que irá assumir todos os custos das reparações necessárias naquele edifício que alberga os Escuteiros, Casa do Povo e Junta de Freguesia.

Ainda a nível dos danos no Edifício Sol, em Rosais, o autarca velense fez saber ainda em que é que incidiram os mesmos.

O Presidente do Município das Velas frisou ainda que os relatórios feitos até agora pelos técnicos da autarquia incidiram apenas sobre estes avultados estragos no Norte Grande e em Rosais, e ainda na Vila das Velas, sendo que as restantes freguesias do concelho serão igualmente alvo de uma avaliação nesse sentido.

O autarca falou ainda sobre os estragos em propriedades privadas, essencialmente em telhados de casas, situação sobre a qual o Municipio já se inteirou junto dos serviços competentes.

Uma das grandes preocupações depois da passagem do furacão era a agitação marítima, em que, segundo a previsão, as ondas poderiam atingir os 15 a 20 metros de altura. Situação que não se veio a verificar e que poupou, assim, em muito toda a costa sul da ilha de São Jorge, não havendo no concelho das Velas danos a registar nomeadamente em zonas balneares, por exemplo.

O autarca velense aproveitou ainda a ocasião para fazer um agradecimentos especial a todos quantos colaboraram no auxilio à população e equipamentos e nos trabalhos de rescaldo da passagem do Furacão Lorenzo.

 

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Comment here