Município das Velas já está a distribuir informação sobre os circuitos da Recolha Seletiva de Resíduos

O Município das Velas já tem definidos os dias e locais da Recolha Seletiva de Resíduos, que será implementada muito em breve, tendo já enviado para todos os domicílios do concelho toda a informação relativa ao assunto em causa.

Sendo assim, e no que diz respeito aos Circuitos de Recolha de Resíduos Indiferenciados (RSU), por exemplo restos de comida, fraldas, cerâmica, guardanapos de papel ou lâmpadas, a recolha será feita às segundas, quartas, quintas e sábados.

Na segunda-feira são recolhidos os Resíduos Indiferenciados das Velas, da Piedade, nos Degraus, em São Pedro, nas Levadas, e na freguesia dos Rosais. À quarta-feira é o dia de recolha nas freguesias de Santo Amaro, Urzelina e Manadas. Já na Quinta-feira a Recolha de Resíduos Indiferenciados é efetuada nas Velas, na Beira e nos Nortes. No dia de sábado apenas é efetuada a recolha destes resíduos nas Velas.

Quanto aos Circuitos de Recolha Seletiva e discriminados por dia, à segunda-feira é efetuada a recolha de Papel e Cartão (Ecoponto Azul) nas Velas, em Santo Amaro, na Urzelina e nas Manadas.

À terça-feira, são recolhidas as Embalagens (Ecoponto Amarelo) na freguesia dos Rosais, no lugar da Beira, nos Nortes, nas Velas, em Santo Amaro, na Urzelina e nas Manadas.

Na quarta-feira volta a ser recolhido o Papel e Cartão (Ecoponto Azul) mas desta vez em Rosais, Beira e nos Nortes.

Já à quinta-feira é recolhido o Vidro (Ecoponto Verde), nomeadamente na freguesia dos Rosais, na Beira e nos Nortes. Sendo que também no sábado é feita a recolha do Vidro mas nas Velas, em Santo Amaro, na Urzelina e nas Manadas.

De salientar que no que toca aos designados “Monstros”, ou seja, mobílias, sofás, colchões, por exemplo, a recolha é feita uma vez por semana em todo o concelho e sem qualquer custo. A recolha deste tipo de resíduos será feita às segundas-feiras. No entanto, o Município informa que a recolha só será efetuada após as pessoas ligarem para o Armazém Municipal até ao dia anterior à recolha, de forma a garantir que esse tipo de resíduos não fica abandonado na via pública, sendo que os mesmos só deverão ser colocados na via pública na véspera do dia da recolha.

Quanto aos restantes tipos de resíduos, como por exemplo, resíduos de construção e demolição, equipamentos elétricos e eletrónicos ou sucata, os Munícipes são responsáveis pelo transporte e deposição nos operadores autorizados para a ilha de São Jorge.

Já no que diz respeito aos “Verdes”, a Câmara Municipal das Velas efetuará a recolha deste tipo de resíduos às sextas-feiras em todo o concelho, sendo que o procedimento é o mesmo que no caso dos “Monstros”, devendo as pessoas ligar sempre para o Armazém Municipal. De salientar que a monda deve ser colocada em sacos, os ramos devem ser devidamente amarrados, não podendo exceder mais de 1,5m de comprimento. Os resíduos devem igualmente apenas ser colocados na via pública no dia anterior à sua recolha.

A Câmara Municipal das Velas irá desenvolver igualmente nos próximos tempos várias campanhas de sensibilização sobre reciclagem que passarão, essencialmente, pelas crianças, de forma a educar para esta prática que é agora uma novidade para o concelho.

Fique a saber através das imagens abaixo toda a informação que necessita acerca dos circuitos:

Liliana Andrade/RL Açores

Imagens: ©CMV

Deixe uma resposta