Home / Destaque / Município das Velas vai contrair empréstimo para renegociar dívida – proposta foi aprovada em Assembleia Municipal (c/áudio)
Município das Velas vai contrair empréstimo para renegociar dívida – proposta foi aprovada em Assembleia Municipal (c/áudio)

Município das Velas vai contrair empréstimo para renegociar dívida – proposta foi aprovada em Assembleia Municipal (c/áudio)

A Assembleia Municipal das Velas reuniu em sessão ordinária esta terça-feira, 27 de setembro, tendo aprovado por parte do Município a Contratação de um empréstimo de médio a longo prazo de Operação de substituição da dívida.

Coube a Luís Silveira explicar o teor desta medida, que visa contrair um empréstimo de forma a renegociar a dívida.

Após uma renegociação com o Novo Banco após o encerramento das empresas municipais, tendo a dívida passado para a autarquia, a Câmara passou de uma taxa d ejuros de 10% para 4%, mas segundo o presidente da autarquia, ainda não satisfeitos optaram por pedir uma nova proposta ao Novo Banco e aos bancos com balcão no concelho das Velas.

Tal como fez saber Luís Silveira a proposta mas vantajosa foi a da Caixa Geral de Depósitos.

A medida foi aprovada com 14 votos a favor do grupo municipal do PSD e do CDS-PP, tendo a bancada do PS optado pela abstenção, mesmo depois de Luís Silveira ter apelado ao voto favorável dos socialista.

Um apelo justificado pelo autarca ao dizer que “a responsabilidade de aumentar a dívida foi do PS, logo deviam votar favoravelmente”.

Um repto que não foi acatado pelo grupo municipal socialista, tendo o deputado municipal José Júlio Rodrigues afirmado que na altura o PS sempre se mostrou contra as decisões do próprio executivo, nomeadamente contra o aumento da dívida e contra as empresas municipais.

Posto isto, José Júlio Rodrigues adiantou ainda que o grupo municipal não se sentia na obrigação de votar favoravelmente, acrescentando ainda que o grupo municipal socialista está todo renovado.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top