DestaqueLocalPolitica

Município das Velas vai devolver 3,5% da receita de IRS às famílias do concelho (c/áudio)

Para 2020 foi fixado o valor de 3,5% da participação variável no imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) a devolver às famílias velenses, ou seja, no próximo ano, a Câmara Municipal das Velas vai devolver à população mais de metade daquelas que são as receitas da autarquia em relação a este imposto (3,5 de 5%). Prevê-se, assim, que o Município devolva às famílias sensivelmente 100 mil euros da receita obtida através do IRS.

Para Luís Silveira, este é o cumprir de mais um compromisso, ressalvando que em 2018 devolveu-se metade das receitas próprias, sendo que o grande objetivo é que neste mandato a autarquia consiga devolver os 5% por completo.

O autarca velense diz ainda que este é um contributo ao orçamento familiar dos velenses, sendo a autarquia um dos 19 municípios açorianos que mais devolve.

Esta proposta foi aprovada na última reunião da Assembleia Municipal das Velas com os votos favoráveis do CDS-PP, da CDU e do PSD, tendo o PS votado contra, à semelhança do que já tinha acontecido com a proposta para 2018.

Mais uma vez a bancada do Partido Socialista, através do deputado municipal Dário Toledo, justificou o seu voto contra dizendo que a autarquia tinha condições para devolver os 5%.

Uma posição com a qual Luís Silveira não concordou, dizendo que neste caso o PS parece estar contra a devolução dos 3,5%.

Já a CDU, através do deputado único António Machado, enalteceu o compromisso de Luís Silveira em atingir a devolução dos 5% num futuro próximo, manifestando, assim, o seu voto favorável como um voto de confiança.

 

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores 

Fotografia: ©Direitos Reservados

Comment here