Home / Destaque / Município das Velas vai realizar simulacros para testar Plano Municipal de Emergência (c/áudio)
Município das Velas vai realizar simulacros para testar Plano Municipal de Emergência (c/áudio)

Município das Velas vai realizar simulacros para testar Plano Municipal de Emergência (c/áudio)

O Plano Municipal de Emergência das Velas, que já foi aprovado, vai ser agora testado. De acordo com o Presidente da Autarquia Velense, a lei obriga a que após a aprovação do referido plano o mesmo seja posto à prova pelas entidades competentes.

Luís Silveira falava à margem de um evento na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas que contou com a participação do Presidente do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

“Aquilo que vamos fazer não é mais nem menos do que cumprir aquilo que a legislação afirma”, isto é, “dentro dos primeiros 180 dias após a aprovação, ou seja, a publicação do Plano Municipal de Emergência há que haver um simulacro, que vem, portanto, testar esse Plano”, explicou o autarca Velense.

Luís Silveira adiantou ainda alguns aspetos acerca dos dois simulacros que vão acontecer, um já neste mês de abril e o outro, que se realizará no terreno, durante o mês de maio.

No dia 28 de abril está previsto um simulacro de mesa, “ou seja, um CPX, que é um simulacro que é feito à volta da mesa, que se faz o teste com todas as instituições envolvidas, como se fosse realmente no terreno”, enunciou Luís Silveira.

Quanto ao simulacro do mês de maio, esse já será mais real, ou seja, no dia 22 de maio como adiantou o presidente do Município, “está, efetivamente, previsto um simulacro aí sim já no terreno que se denomina por LIVEX”, e que vai, assim, testar o Plano Municipal de Emergência das Velas no terreno com todas as entidades e instituições competentes envolvidas.

O autarca esclareceu em conjunto com o Presidente do Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores que ainda faltam otimizar alguns pormenores, não podendo, assim, divulgar toda a informação.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top