Home / Cultura / Museu de Angra do Heroísmo apresenta telégrafo de comando evocando os ‘Dias de São Vapor’
Museu de Angra do Heroísmo apresenta telégrafo de comando evocando os ‘Dias de São Vapor’

Museu de Angra do Heroísmo apresenta telégrafo de comando evocando os ‘Dias de São Vapor’

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, inaugura sábado, 12 de março, a quarta edição da mostra Museu Adentro, destacando, no quarto momento da exposição ‘Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico’, um telégrafo de comando, instrumento de comunicação que enviava ordens relacionadas com a velocidade do navio e a sua marcha da ponte de comando para a casa das máquinas.

Na inauguração, que terá lugar pelas 15h00, Tarcísio Pacheco, técnico superior do Museu de Angra do Heroísmo, apresentará uma comunicação intitulada ‘Meia Força à Ré’, abordando os tempos do transporte marítimo de passageiros nos Açores e os ‘Dias de São Vapor’, que se assinalavam quando o navio chegava.

O Museu Adentro é um projeto do Museu de Angra do Heroísmo que consubstancia a sua missão de divulgar e potenciar as coleções e áreas temáticas representadas no seu acervo.

Nesse sentido, pretende simultaneamente fidelizar público e chamar a si a comunidade em que a instituição se insere, facultando-lhe informação em áreas como a história, a arte, a religião, a ciência e a tecnologia.

Para tal, a exposição ‘Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico’ é periodicamente enriquecida com mostras de peças associadas aos seus diferentes núcleos expositivos, oriundas das reservas do Museu ou facultadas por entidades externas.

A cada uma das mostras é associada uma comunicação de um especialista ou técnico, de forma a explicitar o valor patrimonial, museológico ou afetivo das obras ou artefactos expostos.

Paralelamente, é editado um boletim em formato digital que, com a colaboração de um fotógrafo convidado, complementa o descritivo ou comentário das peças com uma fotografia de natureza artística, de forma a valorizá-las esteticamente.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top