Museu do Pico promove exposição “Mestre José Melo – um homem à frente do seu tempo”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, inaugura segunda-feira, 24 de julho, no Museu da Indústria Baleeira (em São Roque do Pico) pelas 21h30, a exposição “Mestre José Melo – um homem à frente do seu tempo”, um trabalho biográfico e documental sobre este construtor naval de Santo Amaro do Pico.

A exposição visa dar a conhecer a vida e obra de Mestre José Silva Melo, um dos mais prestigiados construtores navais em madeira dos Açores, que desenvolveu a sua atividade de projetista e de construtor naval no Pico, em várias ilhas do arquipélago e nos EUA, sendo o seu trabalho reconhecido por empresas, universidades e público especializado.

Mestre José Melo é considerado uma referência incontornável da construção naval do Pico, ilha que foi o grande centro de produção de barcos em madeira dos Açores, sendo a freguesia de Santo Amaro reconhecida como o verdadeiro santuário da construção naval do arquipélago.

É neste contexto que o Museu do Pico revisita e homenageia a vida e a obra de Mestre José Melo, atualmente com 85 anos, que reside com a sua família nos EUA.

A exposição estará patente até 1 de outubro, no horário regular de funcionamento do Museu, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

 

GaCS/RL Açores

 

Deixe uma resposta