Home / Local / Na Rota das Fajãs, “um projeto com futuro” (c/video)

Na Rota das Fajãs, “um projeto com futuro” (c/video)

Foi no passado Sábado, dia 7 de Dezembro, que decorreu a primeira Gala Na Rota das Fajãs. Este evento social inseriu-se no projeto na Rota das fajãs, organizado por Luís Paulo Bettencourt, gerente da empresa Aventour – Turismo e Aventura.

Foram premiados vários participantes nas mais diversas categorias, destacando o prémio de vencedor que foi atribuído a Serafim Brasil e José Luís Maciel, os dois participantes que fizeram todas as rotas.

Em declarações à RL Açores, Luís Paulo Bettencourt, explicou que este projeto consistiu em “14 meses à descoberta das fajãs, que começaram por ser 75 mas São Jorge tem afinal 81 fajãs” e a descoberta de todas elas foi feita a pé.

Luís Paulo salientou que ao longo destes 14 meses na Rota das Fajãs tiveram cerca de 664 participantes.

Segundo Luís Paulo Bettencourt, o principal objetivo desta gala foi “reconhecer o valor das pessoas que participaram nas rotas e a distinção que elas têm perante o grupo”, uma vez que a votação foi feita pelo grupo de participantes.

“Este é o finalizar de uma primeira fase de sucesso, sem dúvida”, afirmou Luís Paulo. A segunda fase deste projeto começa já em Janeiro, “que é a fase de reconhecimento, a confirmação dos trilhos e a reconfirmação das marcações como a continuação da reportagem fotográfica”, que está a ser feita para o livro de Luís Paulo “e também a reportagem em vídeo da Rota das Fajãs com as 81 fajãs.”

O presidente do Município das Velas, Luís Silveira, também marcou presença no evento e afirmou que este é um projeto muito importante para a vertente económica da ilha, nomeadamente para o turismo.

“Nós, os políticos, não temos sabido vender aquilo que temos de melhor para vender nos Açores e em concreto na ilha de São Jorge, que é o turismo natureza”, afirmou Luís Silveira. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Velas, “temos que passar a encarar com realidade aquilo que temos para oferecer” e é por isso que “este é um projeto de grande dimensão para a ilha de São Jorge.”

Luís Silveira espera ainda que as entidades oficiais saibam “acarinhar este projeto Na Rota das Fajãs, que em 2015 Luís Paulo esteja a editar o livro com o trabalho feito durante este três anos e o testemunho daqueles que hoje visitam as fajãs e daqueles que lá estiveram no passado”.

Ainda no decorrer deste evento, Luís Paulo acrescentou que no início do próximo ano arrancará com outro projeto da Aventour, o “Aventour Eco-Challenge”, que se “trata de um evento que vai ter uma duração de seis meses com três etapas que consistem em três dias de competição com todos os tipos de atividades de aventura”.

Esta “vai ser mais uma grande aventura para explorar mais uma vez as riquezas de São Jorge que tem tudo do bom e do melhor para oferecer neste tipo de atividades”, tendo já uma equipa da Polónia inscrita, reforçou Luís Paulo Bettencourt.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top