“Não nos contentamos com o apoio anunciado pela Comissão Europeia aos nossos agricultores”, frisou Duarte Moreira

Duarte Moreira, Coordenador do Grupo Parlamentar do PS para o setor Agrícola considerou esta terça-feira que os apoios anunciados pela Comissão Europeia aos nossos agricultores para Portugal são manifestamente insuficientes.

            “Atribuir cerca de 4 milhões de euros a Portugal – e ainda não sabemos que percentagem desta verba poderá vir para os Açores – no âmbito dos 350 milhões de euros que a Comissão Europeia destinou para ajudas extraordinárias a atribuir aos produtores de leite em toda a Europa é, de facto, muito pouco”, considerou o deputado socialista.

Duarte Moreira salientou, contudo, a postura “imediatamente assumida de defesa dos nossos produtores pelo Governo dos Açores, que dos 4 milhões de euros anunciados para Portugal, irá reclamar dois milhões de euros para a Região Autónoma dos Açores”, uma vez que a “Região produz 30% do leite nacional e 50% dos queijos”.

Duarte Moreira considerou também “positivo” que o Governo da República, conforme anunciou o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, tencione “acrescentar mais oito milhões de euros para apoio aos agricultores nacionais, verba que resulta de poupanças na gestão do primeiro pilar da Política Agrícola Comum – um apoio que deverá chegar aos bolsos dos nossos produtores já em outubro”.

Sobre os 150 milhões de euros anunciados por Bruxelas para os produtores que voluntariamente decidam reduzir a sua produção, o parlamentar do PS/Açores manifestou-se “expectante”, uma vez que esta verba será para “distribuir por todos os estados-membro e não conhecemos a percentagem que será atribuída ao nosso país ou o método de distribuição que a União Europeia irá adotar”.

“Independentemente destes apoios, é evidente o esforço que o Governo dos Açores tem feito para apoiar a atividade agrícola na Região. Eletrificação, abastecimento de água, caminhos, linhas de crédito e agora uma campanha nacional de estímulo ao consumo de produtos lácteos Açorianos são apenas alguns exemplos do apoio que o executivo regional tem prestado à nossa agricultura”, frisou Duarte Moreira.

GI PS Açores/RL Açores

Deixe uma resposta