Home / Destaque / Novidades no Centro de Saúde das Velas: Renovação de receituário crónico passa a ser feita no serviço de urgência (c/áudio)
Novidades no Centro de Saúde das Velas: Renovação de receituário crónico passa a ser feita no serviço de urgência (c/áudio)

Novidades no Centro de Saúde das Velas: Renovação de receituário crónico passa a ser feita no serviço de urgência (c/áudio)

A partir da próxima segunda-feira, dia 18 de junho, os utentes do Centro de Saúde das Velas deixam de pedir ao balcão, junto da Administrativa do seu Núcleo de Saúde Familiar, a renovação do seu receituário crónico.

Quer isto dizer que a partir do dia 18 de junho, segunda-feira, quando o utente tiver que pedir novas receitas daqueles medicamentos que toma sempre, deverá dirigir-se ao Serviço de Atendimento Permanente, a denominada urgência, sendo lá, junto da funcionária de serviço, que pede a renovação das receitas que serão então depois prescritas pelo médico de família.

Há ainda uma outra forma para a renovação do receituário crónico, onde a partir de segunda-feira o utente encontrará à entrada do Centro de Saúde um formulário, em que ele próprio pode preencher com os seus dados pessoais e anexar a medicação que necessita de renovação de receita.

Carla Santos, Técnica Superior de Serviço Social no Centro de Saúde das Velas, explicou precisamente o que vai acontecer.

 

 

A Assistente Social falava à RL Açores no âmbito do programa Saúde Para Todos que será transmitido esta sexta-feira pelas 20h.

Carla Santos explicou ainda como se irá processar o preenchimento dos formulários para quem não quiser efetuar o pedido na urgência.

A ideia, segundo Carla Santos, é agilizar o serviço e evitar tempos de espera desnecessários no Centro de Saúde.

Quando estiverem prontas, as receitas em papel são também depois levantadas no Serviço de Atendimento Permanente, ou seja, na urgência. No entanto, a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge apela aos utentes para que privilegiem a receita eletrónica.

De salientar que este procedimento de pedido de renovação do receituário crónico no Serviço de Atendimento Permanente já acontece há algum tempo no Centro de Saúde da Calheta e, até à data, tem corrido muito bem.

A Unidade de Saúde de Ilha informa ainda que nos primeiros dias haverá um funcionário do Centro de Saúde das Velas que auxiliará os utentes no que for necessário, como pro exemplo, no preenchimento dos formulários para a renovação das receitas, caso a pessoa não queira esperar na urgência para fazer o pedido à funcionária.

 

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©Mark Marques – Fotojornalista

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top