Ultimas
Home / Politica / “Novos protocolos com outras regiões são de interesse estratégico”
“Novos protocolos com outras regiões são de interesse estratégico”

“Novos protocolos com outras regiões são de interesse estratégico”

O PSD/Açores considerou esta quarta-feira que o firmar de novos protocolos com outras regiões “é de interesse estratégico para os Açores”, pelo que pediu explicações ao Governo Regional sobre o cumprimento do estabelecido “nas Orientações de Médio Prazo 2013/2016, em que consta o aprofundamento das relações bilaterais com territórios de interesse estratégico, com base no desenvolvimento dos acordos existentes”, disse o deputado António Ventura.

Num requerimento enviado ao parlamento açoriano, o social-democrata recorda que o executivo anunciou “o estabelecimento de novos protocolos, que aliem a componente mais tradicional do relacionamento institucional e político com uma vertente ligada a novas oportunidades económicas, empresariais e comerciais”.

Por esse motivo, o deputado solicitou “o descritivo dos novos protocolos ou acordos estabelecidos, e as respetivas regiões”, defendendo que “a cooperação inter-regional e multilateral são fundamentais para os Açores, e devem consubstanciar uma verdadeira política externa, que tarda”.

“Estamos a meio da legislatura, pelo que importa conhecer estas novas oportunidades económicas, empresarias e comerciais, no âmbito de novos protocolos com outros territórios exteriores à Região e seus efeitos para os Açores”, adianta.

António Ventura lembra que “têm sido vários os anúncios do Governo Regional sobre o relacionamento estratégico bilateral, sem no entanto se conhecer a materialização desses anúncios. Aliás, o PSD já questionou a tutela sobre o assunto, e continua sem respostas”, afirmou.

Segundo o parlamentar, “a interação dos Açores com outras Regiões do mundo é fundamental para uma desejada política de relacionamento externo, que proporcione vantagens mútuas nos vários âmbitos, designadamente, sociais, históricos, económicos, geográficos e políticos”.

“A posição geográfica dos Açores, a sua dimensão arquipelágica e a integração de Portugal na União Europeia trouxeram e trazem novas possibilidades de parcerias para o arquipélago, que em muito são fundamentais para o progresso dos Açores”, assegura o social-democrata.

“Deve assim o Governo Regional esclarecer os benefícios económicos, sociais, científicos, políticos ou outros decorrentes dos novos protocolos e acordos para os Açores. Informando ainda sobre quantas empresas açorianas beneficiam dessas eventuais medidas”, concluiu António Ventura.

PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top