Home / Destaque / Núcleos de Saúde Familiar já estão implementados na Unidade de Saúde de Ilha de S.Jorge – Paulo Sousa explica como estão a funcionar estes Núcleos (c/áudio)
Núcleos de Saúde Familiar já estão implementados na Unidade de Saúde de Ilha de S.Jorge – Paulo Sousa explica como estão a funcionar estes Núcleos (c/áudio)

Núcleos de Saúde Familiar já estão implementados na Unidade de Saúde de Ilha de S.Jorge – Paulo Sousa explica como estão a funcionar estes Núcleos (c/áudio)

A Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge já tem a funcionar desde a passada semana os Núcleos de Saúde Familiar nos dois Centros de Saúde da Ilha, situação que tem gerado alguma confusão nos utentes. Confusão, essa, que Paulo Sousa, o presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha, esclareceu em entrevista à RL Açores.

Os Núcleos de Saúde Familiar são constituídos por um administrativo, por um enfermeiro e pelo médico da família.

Paulo Sousa compreende que no início haja alguma confusão, mas o que se pretende é que a longo prazo o processo seja mais simples e mais rápido.

A ideia é perceber o que leva as pessoas a deslocarem-se com tanta frequência ao balcão de atendimento dos Centros de Saúde e trabalhar de forma a diminuir os tempos de espera e a simplificar as coisas aos utentes, sendo que para isso Paulo Sousa apela à compreensão e colaboração de todos os utentes jorgenses.

Agora, os utentes ao entrarem em ambos os Centros de Saúde da ilha, deparam-se com as habituais senhas, mas que estão dívidas pelos Núcleos de Saúde Familiar, tendo sido atribuída a cada um uma cor, ou seja, o utente deve retirar a senha correspondente ao seu núcleo familiar que é automaticamente identificado por lá estar inserido o seu médico de família. Também a informação de quem compõe o núcleo de saúde familiar, para além do médico, ou seja, quem é o administrativo e o enfermeiro, está patente à entrada do Centro de Saúde junto às senhas.

Para o administrador da Unidade de Saúde de Ilha a implementação dos Núcleos de Saúde Familiar irá trazer vários benefícios para os utentes.

Paulo Sousa alertou ainda para o facto de que agora os utentes que já tenham marcado a sua consulta com o seu médico de família, ao chegarem ao Centro de Saúde no dia da consulta, já não precisam de retirar uma senha, são automaticamente chamados pelo administrativo consoante a ordem de marcação das consultas.

Também no que respeita aos serviços de reembolsos e de deslocação de doentes, passarão a ser tratados com o respetivo administrativo da cada Núcleo de Saúde Familiar, sendo que irá sempre haver alguém na retaguarda a controlar e a operacionalizar todas essas situações.

Paulo Sousa caracterizou ainda o administrativo como o “rosto” do atendimento entre a Unidade de Saúde de ilha e o utente, realçando que tudo o que são processos relacionados com um determinado utente são tratados pelo administrativo do seu Núcleo de Saúde Familiar.

O presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha alertou ainda para o facto de, em tempos de férias, poder haver deslocação de administrativos ou mesmo dos enfermeiros e médicos para outros Núcleos de Saúde Familiar para compensar ausências, situação que já se está a verificar logo ao início, uma vez que esta é já época de férias, de acordo com Paulo Sousa.

Os Núcleos de Saúde Familiar eram um objetivo antigo da Unidade de Saúde de Ilha que agora entra em vigor e que pretende vir agilizar todos os procedimentos a longo prazo.

Liliana Andrade/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top