Home / Açores / “O Governo Regional tem de divulgar o estudo sobre o impacto do fim das quotas leiteiras”
“O Governo Regional tem de divulgar o estudo sobre o impacto do fim das quotas leiteiras”

“O Governo Regional tem de divulgar o estudo sobre o impacto do fim das quotas leiteiras”

O PSD/Açores exigiu hoje que o Governo Regional “divulgue o estudo sobre o impacto do fim do regime de quotas leiteiras no arquipélago”, considerando “a sua importância para o setor agrícola, bem como a sua análise por todos os partidos com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma. É um instrumento essencial para preparar o futuro”, disse o deputado Renato Cordeiro.

A declaração foi feita na sequência de uma visita de deputados dos PSD/Açores à fábrica de lacticínios da Unicol, na Ilha Graciosa, onde o social-democrata lembrou que

“o Senhor Secretário Regional da Agricultura e Florestas já anunciou que o Governo Regional dos Açores tinha encomendado um estudo dessa natureza, e que o mesmo já foi entregue ao executivo”.

“Com o aproximar do fim do regime de quotas leiteiras, é urgente avaliar as várias abrangências dessa mudança para o setor, já que a produção de leite é vital na situação socioeconómica da Região e cerca de 85% dela é exportada. Isso encerra uma maior preocupação sobre qualquer alteração no setor”, afirmou Renato Cordeiro.

“Cabe assim ao Governo Regional esclarecer os produtores sobre os efeitos do fim das quotas leiteiras no seu rendimento. E sobre o que vai acontecer ao nível das industrias existentes nos Açores, quer sejam em regime cooperativo ou particular”, frisou.

“É necessário saber de que forma irão funcionar as redes de produção, transformação e distribuição do leite em cada ilha, e que alterações isso fará incidir na vida dos produtores e das indústrias. Só com o conhecimento, patente no estudo que o governo nunca divulgou, será possível tomar decisões e antecipar soluções”, concluiu o deputado do PSD/Açores.

PSD/Açores

 

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top