“O peixe dos Açores tem grande valor nos mercados externos devido à pesca sustentável que temos”, defendeu Ricardo Serrão Santos

“Os europeus, particularmente os dos países mais desenvolvidos, têm um grande cuidado no pescado que comem e valorizam bastante o peixe dos Açores, quer pela sua natureza, quer pelo tipo de pescarias e artes de pesca que aqui decorrem”, defendeu Ricardo Serrão Santos.

O candidato do PS/Açores falava à saída de uma reunião com a Administração da Lotaçor.

Conforme salientou Ricardo Serrão Santos, “os Açores têm apostado sempre em métodos de captura sustentáveis, de pesca à linha, manifestando uma grande preocupação com o ambiente e com a sustentabilidade dos bancos de peixe da Região”.

O candidato socialista frisou que “tem sido feito um grande esforço a nível internacional sobre as questões ambientais e as pessoas dão cada vez mais atenção à proveniência do peixe que lhes chega à mesa”.

Ricardo Serrão Santos destacou a “importância da Lotaçor na fileira das pescas dos Açores, em vários setores, nomeadamente na questão da valorização do pescado, onde pode e deve ter um papel cada vez mais forte”.

“A estratégia para a valorização do pescado açoriano deve passar pela procura de mercados que o valorizem, para que ele ganhe um valor económico mais relevante”, realçou.

“Os diferentes atores deste processo, sejam a Lotaçor, as associações do setor, os armadores ou os pescadores, devem continuar em conjunto o bom trabalho que tem sido desenvolvido – e em Bruxelas terão um afincado aliado”, referiu Serrão Santos.

Para o candidato socialista, “temos de continuar a trabalhar para afirmar no exterior a qualidade do peixe apanhado nos Açores de forma a que isso represente uma mais valia económica para os pescadores e para a Região”.

PSD/Açores

Deixe uma resposta