Home / Politica / “O PSD não acrescentou nada nem apontou soluções para o setor do leite nos Açores”, lamentou Duarte Moreira
“O PSD não acrescentou nada nem apontou soluções para o setor do leite nos Açores”, lamentou Duarte Moreira

“O PSD não acrescentou nada nem apontou soluções para o setor do leite nos Açores”, lamentou Duarte Moreira

 

O Grupo Parlamentar do PS lamentou esta quarta-feira que o PSD/Açores não tenha apresentado qualquer solução para a crise do setor leiteiro que estamos a atravessar, optando antes por usurpar uma proposta que não é sua e por atacar o Governo dos Açores.

A posição foi expressa por Duarte Moreira, coordenador da bancada parlamentar socialista para os assuntos agrícolas, à margem dos trabalhos plenários, que decorrem na cidade da Horta.

O deputado socialista frisou que as recentes declarações de Duarte Freitas não são mais do que “em período pré-eleitoral, desviar as atenções daquilo que foi uma péssima negociação por parte do Governo da República em Bruxelas, nas verbas que foram atribuídas aos estados-membros”.

“Basta ver a diferença que existiu entre Portugal e Espanha, em que o nosso país vizinho, com apenas três vezes a nossa produção, conseguiu um apoio financeiro de 25 milhões de euros, cinco vezes superior ao atribuído a Portugal, que foi apenas de 4.8 milhões de euros”, explicou o parlamentar do PS.

Duarte Moreira lembrou que “o problema do setor do leite é um problema Europeu, que tem de ser resolvido no âmbito da União Europeia, como o PS já tem referido diversas vezes”, reiterando o “extremo empenho que o Governo dos Açores tem manifestado para minimizar o problema dos produtores dos Açores”.

“Neste momento, para além das quotas leiteiras, há uma conjuntura que está a influenciar todo o setor, como o embargo russo, como o facto de mercados como a China e Angola não terem assimilado tantos produtos lácteos de origem europeia quanto seria de esperar; esta situação pode ser considerada quase como uma tempestade perfeita, que todos lamentamos profundamente”, frisou.

Duarte Moreira lembrou ainda que os deputados do PS/Açores estiveram há meses atrás em Bruxelas, onde “foram apresentadas diversas propostas na Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, e onde o European Milk Board apresentou a mesma proposta que o PSD/Açores veio agora apresentar”, acusando o social-democrata de “usurpar uma proposta de outras entidades”.

“A preocupação do PS é, única e exclusivamente, trabalhar para resolver o problema efetivo dos produtores de leite dos Açores, que não é exclusivo à nossa Região. Porque se fosse, se calhar a sua resolução seria muito mais simples. Este é um problema de todo o setor de lacticínios, a nível europeu, que exige uma resposta Europeia”, frisou Duarte Moreira.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top