Home / Politica / “O PSD/Açores insiste em olhar para as pessoas como números”, lamentou José Contente
“O PSD/Açores insiste em olhar para as pessoas como números”, lamentou José Contente

“O PSD/Açores insiste em olhar para as pessoas como números”, lamentou José Contente

O Partido Socialista lamentou esta sexta-feira que o “PSD de Duarte Freitas continue a insistir em olhar para as pessoas como números”, considerando que isso é “um mau augúrio para quem se propõe a governar a Região”.

A posição foi defendida por José Contente, que falava em Ponta Delgada, reagindo às declarações do deputado Duarte Freitas.

José Contente rejeitou as críticas tecidas pelo social-democrata à SPHRI-SA e recordou que esta empresa pública “resolveu o problema do parque habitacional das ilhas do Faial e Pico, auxiliando quase 3.200 famílias sinistradas no sismo de 1998, através de um investimento de 250 milhões de euros, verba exclusivamente assumida pela Região em mais de 70%”.

O deputado socialista lembrou que o “PSD chumbou, em 2002, na Assembleia da República, uma proposta do PS, para contrair um empréstimo na ordem dos 20 milhões de euros para reconstrução das casas afetadas no Pico e no Faial”.

“Embora a Assembleia da República tivesse aprovado mais tarde que a Região contraísse um empréstimo de 30 milhões de euros, foi o Governo do PSD encabeçado por Durão Barroso, já fervorosamente apoiado pelo deputado regional Duarte Freitas, que revogou esta decisão. Já na altura Duarte Freitas alinhava pelo PSD, contra os interesses da Região”, lamentou o parlamentar socialista.

José Contente acusou Duarte Freitas de “cegueira política” e de  “procurar denegrir a evolução financeira das empresas públicas regionais”, explicando que “as contas globais destas 14 empresas tiveram uma evolução muito positiva de 2014 para 2015, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística”.

“Na verdade, baixar o défice de 6,3 milhões de euros para 887 mil euros é um dado muito significativo, que atesta a boa gestão para equilibrar as contas públicas regionais. Estas empresas prestam e têm prestado relevantes serviços públicos aos Açores. Os açorianos ficam agora a saber que a única estratégia que o PSD apresenta é a de querer piorar a saúde dos Açorianos, piorar a gestão do parque habitacional público, condicionar os apoios à lavoura, à juventude, aos transportes marítimos e ao setor ambiental. Já sabíamos que o PSD tinha propensão para puxar os Açores para baixo. Mas o que é facto é que as empresas públicas Açorianas ajudam, todos os anos, milhares de Açorianos a terem condições de vida mais condignas. E isso não encontra paralelo nos números que o PSD lançou”, finalizou o deputado do PS/Açores, José Contente.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top