Home / Destaque / Obra de reabilitação e beneficiação da estrada entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida já pode arrancar – Auto de consignação da empreitada assinado esta segunda-feira (c/áudio)
Obra de reabilitação e beneficiação da estrada entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida já pode arrancar – Auto de consignação da empreitada assinado esta segunda-feira (c/áudio)

Obra de reabilitação e beneficiação da estrada entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida já pode arrancar – Auto de consignação da empreitada assinado esta segunda-feira (c/áudio)

O investimento em obras públicas promovidas pelo Governo dos Açores na ilha de São Jorge atingirá 60 milhões de euros até ao final desta legislatura, adiantou esta segunda-feira a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas.

Ana Cunha falava na assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação e beneficiação de um troço da Estrada Regional n.º 1-2.ª, entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida.

A obra de requalificação do troço de estrada entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida, salientou Ana Cunha, “é uma empreitada muito aguardada pelos Jorgenses que agora poderá ser iniciada, satisfazendo assim as aspirações da população” da ilha.

A empreitada vai decorrer numa extensão aproximada de três quilómetros, divididos em dois troços.

O troço 1, nas imediações do acesso ao Aeroporto, tem uma extensão aproximada de 233 metros e o troço 2, com começa na Ribeira do Almeida e termina na zona da Igreja da Boa-Hora, com uma extensão aproximada de 2.480 metros.

Faz ainda parte desta empreitada a reabilitação de um troço entre o entroncamento de acesso à Beira e a rotunda em São Pedro, com um desenvolvimento aproximado de 433 metros.

Além da intervenção na via principal, a empreitada terá em atenção as ligações desta com os entroncamentos e acessos particulares, como, por exemplo, a reformulação do entroncamento junto à Ermida de Nossa Senhora da Luz.

A zona da Igreja de Nossa Senhora da Boa-Hora também será melhorada com a criação de estacionamento e passeios.

A empreitada, que integra a ação de intervenção nos Circuitos Logísticos Terrestres de São Jorge, prevê ainda intervenções ao nível dos órgãos de drenagem, pavimento, sinalização e equipamento de segurança, permitindo, assim, um fluxo de trânsito mais seguro e fluente.

“Esta empreitada já recebeu o visto do Tribunal de Contas e relembro que foi adjudicada ao consórcio Tecnovia Açores e Sacyr Ediçor S.A. por um valor de 1.239.000 euros, a que devem ser acrescidos cerca de 60 mil euros referentes a expropriações e aquisições de terreno, tendo um prazo de execução de 12 meses”, afirmou a Secretária Regional.

Ana Cunha fez ainda saber que vai também proceder-se à requalificação paisagística, que passa pela intervenção na zona verde e criação de estacionamento.

 

 

 

GaCS/RL Açores

Fotografia destaque: ©Mark Marques

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top