Home / Destaque / Obra do Porto do Topo, novo Museu Francisco Lacerda e requalificação do Centro de Saúde das Velas entre os principais investimentos do Governo previstos para São Jorge em 2019
Obra do Porto do Topo, novo Museu Francisco Lacerda e requalificação do Centro de Saúde das Velas entre os principais investimentos do Governo previstos para São Jorge em 2019

Obra do Porto do Topo, novo Museu Francisco Lacerda e requalificação do Centro de Saúde das Velas entre os principais investimentos do Governo previstos para São Jorge em 2019

São mais 54 milhões de euros que o Governo Regional prevê investir na ilha de São Jorge no ano de 2019. A esse montante dizem respeito vários investimentos considerados importantes para a ilha.

Dos investimentos que levam uma maior fatia orçamental destacam-se as obras de melhoria das condições operacionais do Porto de Pescas do Topo para onde está inscrita uma verba superior a 3,7 milhões de euros.

Destaque ainda para a construção do novo Museu Francisco de Lacerda que conta com três milhões e sessenta e três mil euros inscritos. Uma obra que se insere na Defesa e Valorização do Património Arquitetónico e Cultural e que já teve início, sendo que o novo Museu que está a ser construído ficara localizado na antiga fábrica de conservas Marie D’Anjou, junto ao Cais da Calheta.

Mais de 1,3 milhões de euros é a verba destinada aos Circuitos Logísticos Terrestres de Apoio ao Desenvolvimento de São Jorge, havendo ainda uma verba de 297 mil euros para Beneficiação e Pavimentação de Estradas Regionais na ilha – investimentos no âmbito da Reabilitação de Estradas Regionais.

No leque de investimentos para a ilha de São Jorge destaque também para, no âmbito do Desenvolvimento do Sistema de Saúde, as obras de Beneficiação de Infraestruturas do Centro de Saúde das Velas, para onde estão inscritos 900 mil euros.

A nível da Conservação da Natureza, o Governo pretende investir 390 mil euros na Recuperação de Trilhos e infraestruturas de apoio da Fajã de Santo Cristo e ainda uma verba pouco superior a 29 mil euros para o Plano Integrado de Desenvolvimento das Fajãs da Ilha de São Jorge.

A Eletrificação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo é outra obra prevista para 2019 e que conta com uma verba inscrita de 200 mil euros, isto no âmbito dos Serviços Energéticos.

Destaque ainda para a área da Solidariedade Social onde o Governo se compromete a Requalificar o CAO da Calheta de São Jorge com uma verba destinada a esse efeito no valor de 250 mil euros.

Ainda dentro da Solidariedade Social, mas no que ao Apoio as Idosos diz respeito, está prevista a Ampliação e requalificação da Casa de repouso João Inácio de Sousa, nas Velas, com um montante de 100 mil euros para a realização das obras em causa.

A nível da Qualidade Ambiental e para a Selagem e requalificação ambiental dos Aterros de São Jorge estão inscritos 74 mi euros para o efeito.

De salientar que existem outros investimentos previstos para a ilha de São Jorge que podem ser consultados nos documentos orçamentais disponíveis no site da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, sendo estes apresentados aqueles com maior destaque e que se traduzem em obras propriamente ditas.

A RL Açores está esta semana a acompanhar os trabalhos parlamentares na cidade da Horta e continuará ao longo dos próximos dias a dar conta das mais diversas notícias principalmente no que à ilha de São Jorge diz respeito.

 

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©Direitos reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top