Home / Destaque / Obras no Centro de Saúde da Calheta concluídas no final de fevereiro – Centro de Saúde das Velas prepara-se para “grande” reabilitação (c/áudio)
Obras no Centro de Saúde da Calheta concluídas no final de fevereiro – Centro de Saúde das Velas prepara-se para “grande” reabilitação (c/áudio)

Obras no Centro de Saúde da Calheta concluídas no final de fevereiro – Centro de Saúde das Velas prepara-se para “grande” reabilitação (c/áudio)

O Secretário Regional da Saúde afirmou na terça-feira que o investimento nos Centros de Saúde das Velas e da Calheta, em São Jorge, no valor de três milhões de euros, mudará por completo a face dos cuidados primários prestados à população da ilha.

Rui Luís falava na assinatura do contrato de empreitada da obra de intervenção do Centro de Saúde das Velas, cerimónia presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, Rui Luís referiu que este investimento “irá garantir melhores condições de trabalho aos profissionais, e mais e melhores cuidados de saúde a todos aqueles que necessitam de recorrer a estes serviços”.

As alterações previstas para o Centro de Saúde das Velas incluem a reorganização e ampliação do espaço, com uma maior incidência no Serviço de Urgência, nos serviços de Internamento e Fisioterapia e no aumento do número de gabinetes médicos e de enfermagem.

O Secretário Regional salientou que os dois investimentos no setor da Saúde em São Jorge se enquadram na estratégia regional que concretiza uma forte aposta no investimento em estruturas físicas do Serviço Regional de Saúde.

A par da modernização de infraestruturas, Rui Luís fez uma alusão à melhoria dos cuidados de saúde, traduzidos num aumento de produtividade.

Já esta quarta-feira, no segundo dia da visita estatutária, o Secretário regional da Saúde, acompanhado do Presidente do Governo, visitou as obras no Centro de Saúde da Calheta que estão já em fase de conclusão, prevendo-se a inauguração da obra em causa no final de fevereiro.

Para Rui Luís a conclusão desta obra vai trazer uma nova filosofia de trabalho.

A empreitada, no valor de 1,3 milhões de euros, engloba o aumento do número de gabinetes médicos e de enfermagem, um novo espaço de Fisioterapia, a ampliação do Serviço de Urgência e a remodelação do Serviço de Internamento, adiantou Rui Luís.

Com esta intervenção, o Centro de Saúde da Calheta irá melhorar a atividade assistencial aos utentes, quer ao nível das consultas médicas, quer ao nível de consultas de outros profissionais de saúde.

Em declarações aos jornalistas, referindo-se à dotação de médicos de família, o titular da pasta da Saúde realçou que, em São Jorge, encontram-se em formação três internos de Medicina Geral e Familiar, que terminam o seu internato em 2021.

Em 2019, iniciaram a formação 80 jovens médicos, que, somando aos 128 já em processo de formação, totalizam mais de 200 internos em trabalho no Serviço Regional de Saúde, entre os quais estão médicos da área de Medicina Geral e Familiar.

GaCS/LA/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top