DestaqueLocalSaude

Obras no Centro de Saúde das Velas levam a reorganização dos serviços (c/áudio)

As obras de reabilitação e beneficiação do Centro de Saúde das Velas já começaram. Agora a Unidade de Saúde de Ilha vai começar a proceder a uma reorganização dos serviços, para que as obras causem o mínimo impacto na vida dos utentes.

Paulo Sousa, o administrador da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, fez saber que nesta reorganização o serviço de fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala irá transitar, enquanto decorrem as obras desta primeira fase, para a escola primária de Santo Amaro, continuando o transporte para os utentes que já dele usufruíam a ser efetuado pelos Bombeiros Voluntários das Velas.

Haverá também uma alteração a nível dos gabinetes Médicos, sendo que o serviço de internamento será transferido para o Centro de Saúde da Calheta, ficando apenas algumas camas disponíveis nas Velas.

Paulo Sousa evidenciou, por outro lado, todos os outros serviços que ficam a funcionar dentro da normalidade nesta primeira fase, como é o caso das Urgências, Consultas, Raio-X ou Laboratório de Análises.

O administrador da Unidade de Saúde de Ilha fez saber que com a conclusão da primeira fase da obra, os serviços irão sendo reorganizados mediante os espaços já prontos a utilizar.

Paulo Sousa aproveitou ainda para apelar à compreensão dos utentes no decorrer desta obra.

As consultas de Medicina Geral e Familiar irão continuar a realizar-se no Centro de Saúde, mas nada invalida que, por decisão dos médicos, as mesmas não se venham a realizar no futuro nos postos de atendimento médico que existem em várias freguesias.

Ora, a empreitada de reabilitação e beneficiação do Centro de Saúde das Velas, com um prazo de execução de 18 meses, prevê, assim, a adaptação e realojamento de valências, a reformulação dos serviços de Internamento e de Fisioterapia, a requalificação da rede elétrica, bem como a requalificação da estrutura do edifício.

Paulo Sousa atesta as dificuldades sentidas a nível da estrutura do edifício, garantindo que um dos objetivos principais é o de criar um maior conforto e segurança aos utentes.

Com estas obras todas as enfermarias do Centro de Saúde das Velas passarão a ter, por exemplo, a sua própria casa de banho.

Surgirá também um espaço mais amplo para a fisioterapia e o investimento em novo equipamento.

O administrador da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge garantiu ainda que a obra já começou há algum tempo com a montagem de estaleiro por parte do empreiteiro bem como com o estudo de ambas as partes para a reorganização dos serviços, para que haja o mínimo de constrangimentos para a população.

A Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge garante ainda que qualquer dúvida que surja aos utentes, os mesmos poderão sempre contactar a administração de forma a solicitar esclarecimentos.

A intervenção, no valor global de 1,6 milhões de euros, visa reformular a construção atual, com intervenções dirigidas igualmente aos serviços de Cuidados Continuados e de Urgência.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Comment here