Home / Destaque / Obras no Entreposto Frigorífico das Velas estão prometidas há 14 anos, mas até hoje sem sinal de arranque (c/áudio)
Obras no Entreposto Frigorífico das Velas estão prometidas há 14 anos, mas até hoje sem sinal de arranque (c/áudio)

Obras no Entreposto Frigorífico das Velas estão prometidas há 14 anos, mas até hoje sem sinal de arranque (c/áudio)

Os pescadores de São Jorge sentem-se discriminados por ainda não terem um novo Entreposto Frigorífico. A promessa já foi feita há 14 anos atrás e ainda hoje os pescadores sofrem grandes perdas devido ao estado de degradação de um sistema de frio com mais de 40 anos.

Mais um ano que passou e os pescadores de São Jorge ainda nem viram o início da obra. O atual estado de degradação da infraestrutura em causa obriga o setor da pesca na ilha a trabalhar com grandes dificuldades, como confirma António Laureno, o presidente da Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge.

As más condições do sistema de frio, que já tem mais de 40 anos, já causaram prejuízos avultados aos pescadores.

Ora, a preocupação tonou-se ainda maior quando António Laureno percebeu que no Plano e Orçamento para este ano não há verba inscrita para o Entreposto, uma situação que foi logo justificada pela tutela, como explica o presidente da Associação de Pescadores.

António Laureno acredita que durante o ano de 2017 a infraestrutura seja recuperada, tendo garantias da Lotaçor de que a obra será posta a concurso em breve.

António Laureno aceita que já se tenha arranjado e mesmo contruído novos entrepostos nas outras ilhas, mas lamenta que São Jorge tenha ficado sempre “na retaguarda de um investimento” que já devia ter sido feito, tal como afirmou o responsável pela pesca na ilha.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top