Home / Açores / Ondulação forte provoca danos avultados e obriga ao encerramento do Porto na Madalena
Ondulação forte provoca danos avultados e obriga ao encerramento do Porto na Madalena

Ondulação forte provoca danos avultados e obriga ao encerramento do Porto na Madalena

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena do Pico, obrigando ao encerramento do porto.

Segundo o presidente da Câmara da Madalena, José António Soares, a “ondulação fortíssima” destruiu o museu onde está a exposição de lulas de Malcolm Clarke e ainda o rés-do-chão do premiado “Cella Bar”.

“A exposição está inutilizada”, declarou José António Soares.

O comandante do porto da Horta, Rafael da Silva, determinou o fecho a toda a navegação do porto da Madalena, devido às condições meteorológicas, sobretudo o estado do mar.

De acordo com Rafael da Silva não está em causa a altura das ondas, mas a energia que transportam, conjugada com a hora da preia-mar, o que acabou por provocar estragos.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informou que o troço entre a gare marítima e o entreposto foi encerrado devido à ondulação.

A delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou pelas 14:00 que se regista um aumento da agitação marítima, mas nada que justifique a emissão de avisos meteorológicos.

A Atlânticoline, empresa pública de transporte marítimo de passageiros e viaturas, anunciou que devido às condições meteorológicas as ligações Horta-Madalena e Madalena-Horta foram canceladas.

AO/RL Açores

Fotografia: ©Renato Goulart

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top