DestaqueLocal

OP Açores 2019 – 3 Projetos vencedores em São Jorge com a Música, o queijo e a inclusão social em destaque

Foram dados a conhecer esta quinta-feira os 39 projetos vendedores do Orçamento Participativo dos Açores 2019. No que diz respeito à ilha de São Jorge foram três os projetos vencedores, nomeadamente a “Rota do Queijo da Ilha de São Jorge”, “Projeto de sensibilização para a música” e “Um espaço para todos”.

No que diz respeito à “Rota do Queijo de São Jorge”, esta proposta sugere a criação de uma rota que mostre o processo de fabrico do Queijo de São Jorge do início ao fim, da recolha do leite à sua seleção, e ao fabrico propriamente dito. Prevê-se agora, segundo a proposta apresentada e que foi uma das vencedoras, a criação de uma rota baseada no diagnóstico dos valores culturais, tradicionais e produtivos da Ilha de São Jorge e a respetiva criação, edição e impressão de Guia da Rota do Queijo de São Jorge – descrição dos locais de visita, mapa e caderno de viagem. Esta proposta incluiu-se na área da Juventude (Cidadania) e tem como preço base o valor de 13 mil euros.

Outro dos projetos vencedores em São Jorge foi a proposta “Um Espaço para Todos” com uma dotação prevista de 50 mil euros e inserida na área da Inclusão Social. “Um Espaço para Todos” propõe a criação na Calheta, em São Jorge, de uma sala de snoezelen para o desenvolvimento de terapias especificas junto de pessoas com necessidades educativas especiais e com deficiência tornando este tipo de recurso mais acessível quer à comunidade escolar, quer às instituições da ilha que trabalham com este público. A proposta contempla a aquisição do equipamento necessário assim como a contratação de um terapeuta ocupacional. Neste espaço será desenvolvido um trabalho ao nível sensorial, psicomotor e emocional, importante pelos resultados que se poderão alcançar ao nível da socialização, aumento autoestima e capacidade de interação com os outros e o meio ambiente, a diminuição de comportamentos sintomáticos, melhoria da expressão emocional e concentração entre outros, contribuindo assim para uma maior inclusão social.

O “Projeto de Sensibilização para a Música” foi também vencedor no que diz respeito às propostas apresentadas por São Jorge, com uma dotação de 14 mil euros e inserido na área da Cultura. A ideia passa pela realização de workshops de formação musical, de forma a estimular e potencializar a aprendizagem da música e o contacto com os diversos instrumentos musicais.

OP Açores/LA/RL Açores

Comment here