Home / Destaque / Orçamento do Município das Velas para 2017 aprovado em Assembleia Municipal (c/áudio)
Orçamento do Município das Velas para 2017 aprovado em Assembleia Municipal (c/áudio)

Orçamento do Município das Velas para 2017 aprovado em Assembleia Municipal (c/áudio)

O orçamento da Câmara Municipal das Velas que este ano é superior a 8 milhões de euros foi aprovado esta quinta-feira pela Assembleia Municipal deste concelho.

Reunida em sessão ordinária a Assembleia Municipal aprovou o orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2017 com 7 votos a favor do grupo municipal do CDS-PP e 13 abstenções das bancadas do PS e do PSD.

Um orçamento que para Luís Silveira é o melhor da história da autarquia, permitindo uma série de investimentos em diversas áreas.

Para além disso, o autarca voltou a referir este ano, tal como já tinha acontecido no ano passado, que este “é um orçamento amigo das famílias”.

O presidente do município lamentou ainda que o orçamento não tenha sido aprovado por unanimidade, considerando que neste caso a política falou mais alto.

Por seu turno, Paulo Silveira, Vereador do PSD, admitiu que queria mais investimento no concelho.

Já João Paulo Oliveira, vereador do PS, diz que para o ano espera ver o que foi cumprido do orçamento agora aprovado.

Do Orçamento e Grandes Opções do Plano fazem parte obras como a Rede de águas, a Reabilitação Urbana da Sede do Concelho, a escola do Toledo que a partir de segunda-feira está consignada, o Largo do Viteleiro na Fajã do ouvidor que ainda este ano será consignado num valor base de 253 mil euros, o Sintético do Municipal das Velas através e um contrato ARAL com o Governo dos Açores no valor de 250 mil euros e ainda a adaptação da Escola da Ribeira do Nabo para sede de escuteiros do agrupamento daUrzelina num valor de 80 mil euros.

O Orçamento contempla ainda o Parque de estacionamento atrás do tribunal com algumas modificações do que estava inicialmente previsto, com uma verba de 250 mil euros. Para caminhos Municipais está disponível um montante de 154 mil euros.

O caminho da Fajã de João Dias, em Rosais, está dotado de uma verba de 120 mil euros, sendo esta uma obra e montante que transita para 2017.

Também em Santo António uma obra destacar com a adaptação da Escola primária numa Casa Mortuária.

Já para o Edificio Sol e para a sua conclusão e dotação total estão destinados 338 mil euros.

Para as Juntas de Freguesia serão transferidos sensivelmente 202 mil euros, havendo ainda verba já destinada para a Casa Museu Cunha da Silveira, verba para a Semana Cultural das Velas, nomeadamente 66 mil euros, e ainda apoios para a Cultura e Desporto, entre outros.

No orçamento está ainda explanado um montante de 438 mil euros para fazer face a encargos com a banca de dividas contraídas por anteriores executivos.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top