Home / Cultura / Orquestra Regional Lira Açoriana atuou na Matriz das Velas, realçando relação entre as Bandas Filarmónicas e a Igreja (c/áudio)
Orquestra Regional Lira Açoriana atuou na Matriz das Velas, realçando relação entre as Bandas Filarmónicas e a Igreja (c/áudio)

Orquestra Regional Lira Açoriana atuou na Matriz das Velas, realçando relação entre as Bandas Filarmónicas e a Igreja (c/áudio)

A Orquestra Regional Lira Açoriana atuou na noite de quinta-feira na Igreja Matriz das Velas, no âmbito da Temporada Artística 2018 e das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural.

No concerto que contou com igreja cheia foram interpretadas cinco peças de diferentes compositores, que pretenderam realçar a relação existente entre as bandas filarmónicas e a Igreja Católica.

Romanesco de Luís Cardoso – foi com este tema que a Orquestra Regional Lira Açoriana abriu o concerto na Matriz das Velas, um tema que remete para uma dualidade religiosa em tempos em que Mouros e Cristãos lutavam na Península Ibérica.

Um concerto fruto do 3º estágio que os 45 jovens e dez formadores realizaram sob a direção do maestro Alberto Roque no biénio 2017/2018, para quem a experiência adquirida por estes jovens é fundamental para as bandas filarmónicas que integram.

Opinião semelhante tem Sérgio Cabral, músico da Lira, que integra uma banda jorgense.

Num estágio imbuído de um grande espírito Pascal e tendo o concerto decorrido numa igreja repleta não só de devotos ao santo padroeiro São Jorge, mas também amantes de música, pretendeu-se homenagear precisamente a relação existente entre as bandas filarmónicas e a igreja.

Em setembro o maestro Alberto Roque passa o testemunho ao indicar um novo maestro para o próximo biénio, garantindo a Direção regional da Cultura que este projeto da Lira Açoriana retomado em 2015 é para continuar, destacando a importância da formação.

À exceção do Corvo, todas as ilhas estão representadas na Orquestra regional Lira Açoriana com uma grande diversidade de instrumentos.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografias: Mark Marques|Info-Fajãs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top