Home / Açores / Os Açores são uma região exemplar na Europa, afirma Rui Bettencourt
Os Açores são uma região exemplar na Europa, afirma Rui Bettencourt

Os Açores são uma região exemplar na Europa, afirma Rui Bettencourt

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou, no Corvo, que os Açores são “uma região exemplar” na Europa.

Rui Bettencourt, que falava terça-feira nas comemorações do Dia da Europa, que decorreram na mais pequena ilha do arquipélago, sublinhou que, entre as cerca de 300 regiões existentes na Europa, “menos de 40 têm um Autonomia e uma identidade tão forte” como os Açores.

“A nossa Autonomia, a nossa vivência democrática, o nosso projeto de futuro, deve ser – e é – um exemplo para toda a Europa”, frisou o titular da pasta das Relações Externas.

Na sua intervenção, salientou que os Açores são “um exemplo forte para a Europa” por saberem procurar e organizar a sua solidariedade e “compensar as suas fragilidades relativas, não deixando ninguém para trás”.

Rui Bettencourt afirmou que se sente Corvino e Açoriano quando representa os Açores, considerando que “não nos devemos condicionar por sermos pequenos”.

“A nossa dimensão é do tamanho da nossa determinação”, salientou.

O Secretário Regional destacou ainda o simbolismo das comemorações do 9 de maio na ilha do Corvo e a importância das pessoas no projeto europeu, por entender que o humanismo “está no centro do projeto açoriano e está no centro do projeto europeu”.

As comemorações do Dia da Europa na ilha do Corvo, que contaram com a presença de cerca de uma centena de pessoas, incluíram a execução do Hino da Alegria e do Hino dos Açores pela Filarmónica Lira Corvense, no Largo do Outeiro, seguindo-se a ‘Marcha das Bandeiras’, com alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, até à Biblioteca Municipal, onde foi inaugurado o mural pintado pelo artista Daniel Eime.

Este mural, realizado no âmbito da iniciativa ‘Cidadão do Corvo, Cidadão da Europa”, inclui os rostos do europeísta Jacques Delors e de José Mendonça Machado, o corvino mais idoso da ilha, com 96 anos.

Na ocasião, o Secretário Regional ofereceu a José Mendonça Machado uma cópia da primeira página do jornal Correio de Açores de 28 de outubro de 1920, data do seu nascimento, elogiando o seu percurso de vida e a sua personalidade.

As cerimónias, cuja filmografia esteve a cargo do fotógrafo Luís Godinho que também acompanhou os trabalhos de pintura do mural, encerraram com o ‘Jogral da União’, que incluiu a declamação de poemas de autores portugueses e de excertos de textos de Jacques Delors, Robert Schuman e Winston Churchill.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top