Home / Politica / “Os programas de empregabilidade do Governo Regional dão mais oportunidades aos Açorianos”, sublinhou José San-Bento
“Os programas de empregabilidade do Governo Regional dão mais oportunidades aos Açorianos”, sublinhou José San-Bento

“Os programas de empregabilidade do Governo Regional dão mais oportunidades aos Açorianos”, sublinhou José San-Bento

 

O Grupo Parlamentar do PS/Açores frisou, esta quinta-feira, a enorme importância dos programas de empregabilidade do Governo dos Açores, sobretudo para os jovens, mas também para o desemprego de longa duração, através dos programas ocupacionais.

A posição foi defendida pelo deputado José San-Bento, que falava na cidade da Horta.

O deputado do PS/Açores salientou que hoje, na Região, verificamos uma “recuperação do emprego e particularmente a dinamização do emprego gerado no sector privado”, aspetos que “correspondem a resultados planeados que não ocorrem por acaso. Esses são objetivos centrais de uma política que é pensada, estruturada e planeada, inclusivamente inscrita no Programa Açores 2020”, explicou.

 “No primeiro trimestre de 2016, assistimos a uma redução de 20% do desemprego face ao período homólogo de 2015, um crescimento de 31% do emprego e uma taxa de 12,4% de desemprego, em decréscimo constante: no final de 2015, os Açores tiveram a maior redução do desemprego dos últimos 10 anos. E é isso que incomoda a oposição, que esperava um cenário mais negro em véspera de eleições regionais”, destacou o socialista.

José San-Bento lembrou que os programas de estágios remunerados são “imensamente apreciados pelos jovens e têm permitido modernizar e qualificar a nossa Administração Pública”, frisando que os programas Estagiar servem para “dar oportunidades aos jovens Açorianos” e não para “abusar nem para explorar os jovens, como alguns partidos da oposição quiseram fazer crer”.

O parlamentar lamentou que, em 2014, o deputado Duarte Freitas tenha dito que os “programas ocupacionais tinham sido inventados pelo Governo dos Açores apenas para esconder o desemprego” e que “só agora, em cima de eleições regionais, o PSD dê valor a estes programas e até se comprometa em melhorá-los”.

 “O PS/Açores tem muito orgulho e atribuiu uma enorme importância aos programas que se destinam a promover a empregabilidade dos jovens ou dos menos jovens. Estes são programas que estão a ter resultados muito positivos. Sabemos que não são perfeitos. Mas o PS cá está, para afinar o que deve ser corrigido e para gerar mais oportunidades a todos os Açorianos”, finalizou José San-Bento.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top