Home / Destaque / Padre Silveira oferece, presencialmente, o seu novo livro ao Papa Francisco e ao Presidente da República (c/áudio)
Padre Silveira oferece, presencialmente, o seu novo livro ao Papa Francisco e ao Presidente da República (c/áudio)

Padre Silveira oferece, presencialmente, o seu novo livro ao Papa Francisco e ao Presidente da República (c/áudio)

“Subsídios para o Estudo do Património Artístico e Cultural da Matriz de Velas” – apenas duas pessoas já têm em mão o novo livro do Padre Manuel Silveira, padre emérito da Matriz das Velas, são elas o Papa Francisco e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Foi no final de abril que o Padre Silveira, acompanhado por José Aníbal Gambão, seu colaborador durante muitos anos na Matriz, viajou para Roma, onde, no Vaticano, foi recebido em audiência pelo Papa Francisco, a quem entregou a sua mais recente obra.

Um acontecimento que se realizou com a ajuda do Monsenhor José Avelino Bettencourt, natural de São Jorge, e Chefe de Protocolo do Vaticano, e que marcou profundamente o Padre emérito.

Ora, na viagem de regresso outra audiência estava já marcada, desta feita no Palácio de Belém, onde o Padre Silveira foi recebido pelo Presidente da República.

 “Subsídios para o Estudo do Património Artístico e Cultural da Matriz de Velas” é assim que se vai chamar a nova publicação do Padre Manuel Garcia da Silveira, uma obra que evidencia o gosto indiscutível do Padre Emérito pela arte sacra e que tem patente a riqueza presente na Igreja Matriz das Velas.

Depois de, em parceria com António das Neves Leal, ter lançado a sua biografia “Pegadas de Uma Caminhada”, o segundo livro “Subsídios para o Estudo do Património Artístico e Cultural da Matriz de Velas” está já concluído, mas só será apresentado em julho, na Praia do Almoxarife, no Faial, de onde é natural o Padre Emérito da Matriz das Velas.

O Convite parao lançamento do livro na Praia do Almoxarife surgiu por intermédio do pároco da freguesia, o Padre João Manuel Ponte, inserindo-se nas comemorações dos 50 anos da ordenação do Padre Silveira, que ocorreu precisamente em 1967 na igreja Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife.

O Padre Silveira revelou ainda que já está a ser preparado um terceiro livro onde constarão todas as atas por ele redigidas durante os anos de serviço que prestou à Matriz das Velas e muitos dos documentos do arquivo da igreja.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografias: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top