Home / Destaque / Palestra sobre a Antártida em São Jorge
Palestra sobre a Antártida em São Jorge

Palestra sobre a Antártida em São Jorge

José Seco é licenciado em Biologia e mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra e está em São Jorge a realizar palestras sobre a sua expedição à Antártida e sobre o trabalho desenvolvido lá durante dois meses e onde esteve em contacto com várias espécies, nomeadamente pinguins.

Na sua primeira palestra na ilha, que se realizou esta terça-feira no auditório da Escola Profissional, José Seco teve como assistência as crianças do ATL da Santa Casa da Misericórdia das Velas.

Em declarações à RL Açores, o Biólogo explicou que estas palestras integram-se em dois projetos, o Projeto Educação Propolar e o Projeto Profissão Cientista Polar, que “têm como principal objetivo levar às escolas e à comunidade em geral um pouco mais sobre o conhecimento da Ciência Polar e sobre a Ciência Polar que é feita em Portugal e o porquê de fazermos essa Ciência”.

“Nós queremos explicar basicamente à comunidade geral o que é a Antártida, onde é”, bem como “o que é o Ártico e onde fica”, frisou José Seco, referindo ainda que nestas palestras fala sobre “as equipas portuguesas que estão a trabalhar tanto no Ártico como na Antártida, sendo mais de 15 equipas a trabalhar nas diversas áreas”.

José Seco revelou que a oportunidade de viajar até à Antártida surgiu na sequência da procura de projetos para a sua tese de mestrado.

O Biólogo explicou que começou por trabalhar com José Xavier do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra num projeto que envolvia Bacalhau da Antártida e Lulas e, assim, “no ano de 2011 surgiu a oportunidade de participar na primeira Campanha Polar Portuguesa”, através do trabalho desenvolvido com o seu orientador, participando, assim, no “Projeto Pinguim”, onde durante a viagem de dois meses estiveram “a avaliar a competição que existe entre dois tipos de pinguins”.

José Seco disse mesmo que este trabalho e a oportunidade de o apresentar às crianças é uma mais-valia, facilitando a comunicação e sendo muito gratificante ver a alegria e o interesse das crianças quando se fala em pinguins, destacando também a importância de alertar as crianças para factos como a necessidade de preservar o ecossistema e alertar para o problema do aquecimento global.

De salientar que no dia 1 de Agosto José Seco dará uma palestra na ilha do Pico e no dia 6 volta a estar no auditório da Escola Profissional da Ilha de São Jorge numa palestra que estará aberta a toda a população.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top