Home / Politica / “Para o PS/Açores a educação está sempre no centro das prioridades”
“Para o PS/Açores a educação está sempre no centro das prioridades”

“Para o PS/Açores a educação está sempre no centro das prioridades”

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista lembrou, pela voz da deputada Catarina Moniz Furtado, a “prioridade” que o PS dá à educação “mesmo após vários anos de investimentos e de qualificação a todos os níveis, na Região”.

A deputada socialista intervinha esta quinta-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

“O Governo Regional tem reconhecido e assumido a educação como uma grande prioridade, porque reconhece que ainda há muito a fazer, Há um caminho grande a fazer para chegar aos resultados e sucessos educativos que pretendemos para as futuras gerações”, afirmou Catarina Moniz Furtado.

A deputada lembrou ainda que, no caso do ensino pré-escolar, os Açores “têm “dado cartas” a todo o país, no que diz respeito à cobertura e alargamento desse nível de ensino”.

“Temos uma cobertura que ronda os 95% nos 4 anos de idade e anda muito perto dos 70%, para as crianças de 3 anos de idade. E é assumido pelos governos do PS, nomeadamente este liderado por Vasco Cordeiro, que é uma prioridade passar a ter uma abrangência de 100% a partir dos 3 anos”, frisou Catarina Moniz Furtado.

A parlamentar explicou ainda que o trabalho desenvolvido pelos docentes em creches, reconhecidas pelo Instituto de Segurança Social dos Açores, “é relevado em termos de contagem de tempo de serviço para efeitos de concurso”.

“O PS mostrou e está sempre disponível para, em conversações com os parceiros sociais e instituições, ver até que ponto e em que moldes, o tempo prestado por docentes em Atividades de Tempo Livre possam vir  a contar como tempo de serviço”, explicou a deputada socialista, Catarina Moniz Furtado.

GI PS/Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top