Home / Politica / “Para proteger os recursos da pesca é preciso garantir o rendimento dos pescadores”, afirma Aníbal Pires
“Para proteger os recursos da pesca é preciso garantir o rendimento dos pescadores”, afirma Aníbal Pires

“Para proteger os recursos da pesca é preciso garantir o rendimento dos pescadores”, afirma Aníbal Pires

O primeiro candidato da CDU, Aníbal Pires, acompanhado por Cátia Benedetti e outros candidatos da CDU pela ilha de São Miguel, percorreu hoje as ruas da Vila de Rabo de Peixe, contactando a população e afirmou que não há protecção dos recursos da pesca senão se proteger primeiro o rendimento dos pescadores.

Aníbal Pires considerou que, “apesar dos muitos investimentos de fachada” a comunidade piscatória tem sido desprezada pelo poder político. “A verdade é que não tem sido o que nós consideramos essencial, que é dar-lhe formação e garantir-lhes rendimentos”, afirmou o candidato da CDU. A política de pescas falhou justamente porque não está centrada nas pessoas!

Como se sabe, a soldada média durante os primeiros meses deste ano foi de apenas 56 Euros por mês e por trás destes pescadores estão milhares de famílias cuja subsistência depende da pesca.

Há outros problemas na pesca, como a sustentabilidade dos recursos, mas temos primeiro de garantir a sustentabilidade social da actividade. Por isso a CDU vai propôr a utilização dos fundos europeus do FEAMP para financiar as paragens biológicas, garantindo o rendimento dos pescadores.

E Aníbal Pires alertou “há já mais uma ameaça pendente sobre o sector das pescas dos Açores”, referindo-se à proposta de novos cortes nas quotas, nomeadamente no goraz e na abrótea, entre outras espécies muito importantes para os pescadores açorianos.

“Assim, é preciso que o Estado Português e a Região lutem para que a gestão dos nossos mares seja feita por nós, pelas comunidades, em proximidade”, declarou o candidato da CDU.

GI CDU Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top