Home / Politica / Para Serrão Santos aposta no estudo do mar profundo é essencial para os Açores
Para Serrão Santos aposta no estudo do mar profundo é essencial para os Açores

Para Serrão Santos aposta no estudo do mar profundo é essencial para os Açores

Ricardo Serrão Santos participa esta semana em Aveiro, no 14° Simpósio sobre Biologia no Mar Profundo. O eurodeputado interveio na abertura da sessão de lançamento publico do relatório: “Delving Deeper: etc…” promovido pelo European Marine Board (EMB), organização Trans-Europeia de agências de financiamento científico e redes de investigação marinha.

Ainda como cientista e delegado nacional no âmbito do EMB, Ricardo Serrão Santos foi, em 2012, o proponente da criação do grupo de trabalho no âmbito do EMB que reviu os actuais aspectos económicos, científicos e de governação com que se confronta o mar profundo e propõe recomendações chave para o futuro da investigação do mar profundo num contexto de desafios societais e necessidades políticas.

“Os fundos marinhos dos Açores pertencem em mais de 99% à categoria “mar profundo” e, neste documento, apela-se ao seu estudo e à sua utilização sustentável. É um documento essencial para os Açores e para quem quer investigar ou investir nos Oceanos na generalidade.”

A União Europeia tem enfatizado a importância de apostar no mar, tendo lançado em 2014 uma estratégia denominada de “crescimento azul”. Nesta estratégia é dada prioridade aos vectores aquacultura, turismo marítimo, energias offshore, biotecnologia e mineração do mar profundo, mas dentro de um enquadramento de respeito ambiental, admissibilidade social e viabilidade económica.

Segundo o eurodeputado, o grupo de trabalho do EMB realizou um “excelente” trabalho que sintetiza uma estratégia para a investigação do mar profundo assente em 8 vectores chave. Após o lançamento neste simpósio, o documento de referência irá ser distribuído pelos diferentes actores administrativos e científicos esperando-se que contribua para consolidar estratégias e enquadrar o futuro da investigação científica europeia no domínio do mar profundo.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top