Home / Açores / Parlamento açoriano homenageia vítimas do incêndio de Pedrógão Grande e cumpre minuto de silêncio (c/vídeo)
Parlamento açoriano homenageia vítimas do incêndio de Pedrógão Grande e cumpre minuto de silêncio (c/vídeo)

Parlamento açoriano homenageia vítimas do incêndio de Pedrógão Grande e cumpre minuto de silêncio (c/vídeo)

O parlamento açoriano aprovou hoje um voto de pesar pelas vítimas do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande e cumpriu de seguida um minuto de silêncio em honra dessas mesmas vítimas.

Ana Luís, a presidente da Assembleia Legislativa Regional, que leu o voto de pesar, considerou ser “hora de garantir todo o auxílio necessário às populações afetadas”.

A presidente do Parlamento, que leu o voto na abertura da sessão plenária do mês de junho, que começou esta manhã, reconheceu que “hoje estas palavras poderão saber a pouco perante tão grande tragédia que se abateu” sobre o país.

“Na verdade, não há palavras que possam descrever o sofrimento de quem está a passar por esta situação, o desespero de quem tenta salvar bens e pessoas, nem tão pouco confortar aqueles que viram, em poucos minutos, a sua vida reduzida a cinzas”, afirmou Ana Luís.

Para a presidente do parlamento açoriano, “estas catástrofes são sempre de lamentar, mas quando envolvem perda de vidas humanas, e nas circunstâncias em que ocorreram, não deixam, nem podem deixar, ninguém indiferente”.

Ana Luís referiu ainda que “a onda de solidariedade” que se está a fazer sentir desde sábado, dia em que deflagrou o incêndio “é de louvar”, frisando ainda que agora “é hora de garantir todo o auxílio necessário às populações afetadas, chorar os entes queridos, sarar as feridas, reconstruir as casas e tentar devolver às pessoas a dignidade, o que não é fácil para quem perdeu todo o trabalho de uma vida”.

Também todos os bombeiros foram alvo de uma palavra de reconhecimento, “também eles de luto, que participam no combate aos incêndios, com verdadeiro espírito de abnegação e generosidade para com os outros, pelo que merecem, pelo seu árduo trabalho, que também hoje seja enaltecido”, enalteceu a presidente do parlamento.

Do voto de pesar, aprovado por unanimidade, será dado conhecimento ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e ao presidente da Câmara de Pedrógão Grande.

 Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top